17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente de Cuba recorda liderança partidária de José Martí

Presidente de Cuba recorda liderança partidária de José Martí

Presidente de Cuba recorda liderança partidária de José Martí

Havana, 9 de abr (Prensa Latina) O Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, recordou hoje a eleição, há 130 anos, do Apóstolo José Martí como Delegado do Partido Revolucionário Cubano (PRC).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por meio de sua conta no Twitter, ele citou a frase de Martí “meus compatriotas puseram à prova meu desejo de servi-los” e instou o Partido Comunista de Cuba a fazer o mesmo.

Apoiado pelas primeiras associações patrióticas, o Herói Nacional José Martí criou a RPC em 1892 com o objetivo principal de alcançar a independência absoluta da maior das Antilhas e auxiliar na de Porto Rico.

Segundo documentos históricos, entre os momentos decisivos dessa organização estão a eleição de seus únicos funcionários: o Delegado (Martí) e o Tesoureiro (Benjamín Guerra).

A fundação da RPC foi proclamada a 10 de abril desse mesmo ano, quando se celebrou o aniversário da Assembleia de Guáimaro (1869), em que se estabeleceu a primeira Constituição da República.

Este novo tipo de partido, concebido há muito tempo por Martí, uniu os patriotas que mais uma vez combateram o colonialismo espanhol na ilha e arrecadaram os recursos para a guerra.

Segundo especialistas, com a morte do Apóstolo em 1895, a RPC perdeu seu caráter democrático e a promoção da independência de Porto Rico foi abandonada.

O novo Delegado Tomás Estrada Palma favoreceu a intervenção dos Estados Unidos em 1898 e depois decretou a dissolução da organização.

mem/idm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.