17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Francês em dia de reflexão antes da presidência

Francês em dia de reflexão antes da presidência

Francês em dia de reflexão antes da presidência

Paris, 9 abr (Prensa Latina) A França vive hoje um dia de reflexão às vésperas do primeiro turno das eleições presidenciais, no qual quase 49 milhões de cidadãos poderão votar em 12 candidatos em disputa.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No país, o “silêncio eleitoral” está em vigor desde a meia-noite de sexta-feira, para que os candidatos ao Palácio do Eliseu não possam fazer campanha, o que se traduz na proibição de envio de propaganda, seja por correio, telefone ou pela Internet.

Tampouco poderão realizar reuniões públicas, em um período reservado que terminará amanhã às 20h, horário local, quando os primeiros resultados de uma eleição que tem como favorito o presidente Emmanuel Macron, a representante da extrema direita Marine Le Pen e o líder da La France Insumisa, Jean-Luc Mélenchon.

Durante a fase de silêncio, a divulgação de enquetes e entrevistas com candidatos será proibida, e em caso de violação da lei de julho de 1977, a mídia incorreria em multa de até 75 mil euros.

Segundo o Conselho Constitucional, a reserva eleitoral procura garantir a segurança do sufrágio e evitar qualquer pressão sobre os eleitores, para que tenham tempo de refletir antes de exercerem o seu direito.

As principais empresas de pesquisa, incluindo o Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP), Ipsos-Sopra Steria, Harris Interactive e Elabe, prometeram não realizar pesquisas de boca de urna amanhã até o encerramento das urnas.

O eleitorado colocou a perda do poder aquisitivo e a segurança cidadã entre suas maiores preocupações para as eleições presidenciais, que ocorrerão com projeção de abstencionismo elevado, em torno de 28%, próximo ao recorde de absenteísmo ao voto, que data de duas décadas com 28,4.

Os dois candidatos mais votados no domingo irão à votação em 24 de abril, cinco anos depois de Macron vencer confortavelmente Le Pen nesse caso.

car/wmr/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.