17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Expectativas na Venezuela diante de processos contra opositores

Expectativas na Venezuela diante de processos contra opositores

Expectativas na Venezuela diante de processos contra opositores

Caracas, 9 abr (Prensa Latina) O anúncio de mais de vinte investigações abertas na Venezuela contra o ilegítimo governo interino, liderado por Juan Guaidó, cria hoje expectativas quanto à possível condenação do líder da oposição e seus colaboradores.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Esta semana, ao fazer um balanço da sua gestão perante a Assembleia Nacional (Parlamento), o Procurador-Geral Tarek William Saab informou que existem 23 processos abertos por atos de corrupção, ligações criminosas e usurpação de funções, pelo que até hoje, 59 mandados de prisão foram solicitados.

Da mesma forma, as autoridades venezuelanas realizaram 21 batidas, 15 apreensões e solicitaram 258 bloqueios e imobilização de contas bancárias de pessoas vinculadas a esses crimes.

O magistrado lembrou que o governo virtual de Guaidó incorreu em atos como a nomeação irracional de embaixadores e de um procurador-geral da República inexistente, além de membros de conselhos administrativos ad hoc de várias instituições estatais e empresas venezuelanas no exterior.

Ressaltou que esse setor político defendia o bloqueio e se apropriava ilegalmente de ativos venezuelanos no exterior, avaliados em bilhões de dólares, como a petrolífera Citgo (Estados Unidos), a petroquímica Monómeros (Colômbia) e as reservas de ouro do Banco da Inglaterra.

“Por trás de um discurso político digitado nos centros do poder mundial, formou-se essa organização criminosa que roubou bens da República e desviou ajuda humanitária”, denunciou Saab perante o corpo legislativo.

O procurador-geral indicou que o falso governo trabalhou lado a lado com países hostis para prejudicar todos os venezuelanos, além de colaborar com grupos terroristas e organizar golpes, invasões mercenárias e tentativas de assassinato, afirmou.

Ressaltou também que a derrota dos planos desse setor da oposição significou um novo ressurgimento da política, do debate e do estabelecimento de novos espaços de negociação.

Paralelamente, a reativação do processo de diálogo entre Governo e oposição, que incluirá também setores sociais e econômicos, é vista como uma possibilidade real no curto prazo.

Em entrevista concedida à Venezolana de Televisión, o deputado à Assembleia Nacional Roy Daza, comentou que se espera a participação de várias forças políticas do país na etapa de diálogo, prevista para ser realizada desta vez em território nacional.

O também líder do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) especificou que a recuperação econômica permite alcançar novos níveis de estabilidade, que oferecem um melhor cenário para o Executivo bolivariano dialogar com os setores da oposição.

jha/ycv/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.