19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cubano José Lezama Lima integra Atlas Literário Latino-Americano

Cuba-Jose-Lezama-Lima

Cubano José Lezama Lima integra Atlas Literário Latino-Americano

Havana, 9 abr (Prensa Latina) Considerado uma das figuras mais importantes da literatura latino-americana, José Lezama Lima integra hoje a seleta lista de escritores incluídos no volume Atlas da Literatura Latino-Americana (Arquitetura Instável).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O ensaísta e poeta cubano legou títulos reconhecidos como seu primeiro romance Paradiso (1966), peça essencial dentro da narrativa do século XX, além de La fijeza (1949), Dador (1960), Muerte de Narciso (1937); Rumor Enemy (1941), The American Expression (1957), Oppiano Licario (1977), entre outros.

De fato, sua obra é constantemente revisitada por seu impacto no cenário literário. É o caso do projeto da gravadora espanhola Linkgua dedicado a transformar clássicos literários em obras digitais NFT (non-fungible token), que começou com a edição do romance Paradiso.

No caso do Atlas, publicado pela editora ibérica Nórdica Libros, Lezama junta-se à cartografia de autores sobreviventes do boom latino-americano, cujas peças sobrevivem junto com novas, que constituem vasos comunicantes entre atualidade e tradição, explica a apresentação do texto.

Coordenada por Clara Obligado, a publicação reúne cinquenta perfis de grandes romancistas e poetas icônicos da região, elaborados por dezenas de escritores e especialistas de todo o mundo, juntamente com a obra gráfica do ilustrador argentino Agustín Camotto.

O volume revisa nomes como o inca Garcilaso De la Vega, os argentinos Rodolfo Walsh e Hebe Uhart, os chilenos Roberto Bolaños e Gabriela Mistral, a mexicana Leonora Carrington, a equatoriana Lupe Rumazo, o paraguaio Augusto Roa Bastos, entre outros.

As aproximações à sua vida e obra, convertidas numa espécie de obra coral com narrativa de romance, estiveram a cargo de autores como Leila Guerriero, David Roas, Violeta Rojo, Fernanda Trias, Héctor Abad Faciolince ou Julio Prieto.

car/lb/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.