26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente de Cuba elogia o trabalho do Escritório do Programa Martí

Cuba, Díaz Canel, programa, martiano, aniversario

Presidente de Cuba elogia o trabalho do Escritório do Programa Martí

Havana, 8 de abr (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, elogiou hoje o trabalho do Escritório do Programa Martí, uma instituição com um quarto de século dedicada a preservar o legado do Herói Nacional da ilha, José Martí.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Da rede social Twitter, o presidente enviou seus parabéns à entidade, fundada em 9 de abril de 1997, ao mesmo tempo em que destacou a dedicação de seus associados e centros associados no estudo e divulgação do pensamento do Apóstolo.

“É admirável o trabalho meticuloso de preservar um legado tão inesgotável. Martí continua a nos convocar todos os dias”, disse o dignitário, sobre este espaço que se tornou o eixo central das ações do país para manter viva a marca de Martí.

Por ocasião do aniversário, o Escritório também mereceu as felicitações do líder da revolução cubana Raúl Castro, que reconheceu seu trabalho em uma carta, ao mesmo tempo em que recebeu uma distinção como herdeiro do humanismo, do ímpeto e da ética do Apóstolo na defender seu país.

Durante a gala do quarto de século do seu nascimento, o responsável da instituição Eduardo Torres Cuevas recordou os pilares que sustentam a instituição desde que iniciou as suas funções sob a orientação de Armando Hart Dávalos, enquanto as autoridades das Grandes Antilhas assinavam o cancelamento de um série de selos postais.

Em suas palavras, o historiador destacou o trabalho sustentado do Programa Nacional Marciano, do Centro de Estudos Marcianos, da Sociedade Cultural que leva seu nome, que reúne mais de 16 mil pessoas, além do Movimento Juvenil, da Forja, da Casa Natal (museu) e o Memorial, sede do evento.

Por sua vez, o ministro da Cultura Alpidio Alonso qualificou o trabalho do centro como vital “para exaltar e curar as extraordinárias reservas de dignidade e patriotismo acumuladas por nosso povo ao longo de tantos anos de luta”, pois se tornou uma plataforma para reafirmar os valores e princípios da maior das Antilhas.

“Se os valores universais do pensamento de José Martí são hoje inquestionavelmente reconhecidos por importantes meios acadêmicos e políticos de todo o mundo, é em grande parte devido ao ativismo incessante do escritório, que tem trabalhado com inteligência e tenacidade”, destacou o chefe de cultura na ilha.

De fato, uma de suas conquistas está na aprovação pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) do Prêmio Internacional José Martí e a criação do Programa de Solidariedade Mundial José Martí, juntamente com a rede de cátedras e clubes espalhados ao redor do mundo.

jcm/lbl/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.