25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

México concentra atenção em festival de artes cênicas no Panamá (+ Foto)

Festival1-300x218

México concentra atenção em festival de artes cênicas no Panamá (+ Foto)

Cidade do Panamá, 7 de abr (Prensa Latina) A peça Tijuana, do grupo teatral mexicano Lagartijas tiradas al sol, acontece hoje no terceiro dia da décima primeira edição do Festival Internacional de Artes Cênicas do Panamá.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O produtor geral do evento, Roberto King, disse à Prensa Latina que a produção tem atuação e direção de Gabino Rodríguez.

Esta encenação, acrescentou, faz parte do projeto “Democracia no México 1965-2015”, uma série de 32 peças (uma para cada estado da República) que investigam a atualidade deste conceito em diferentes geografias.

Tijuana levanta uma preocupação crítica dos cidadãos diante da violência, corrupção e negligência cívica; e explora as políticas e práticas governamentais por meio de seus efeitos sobre os cidadãos.

No encontro com o melhor do teatro e da dança contemporânea do istmo e da região, a oferta nacional desta quinta-feira será a peça La bestia, no teatro Anita Villalaz da capital, que aprofunda os problemas da migração.

Festival2

Essa interpretação, dirigida por Roy Williams e estrelada por Jaime Newball e Jade Arteaga, narra uma realidade centro-americana que sai de seu contexto e a desloca para uma nação hipotética, onde fugir das raízes para enfrentar o caminho inóspito é a melhor alternativa.

Um pai protege sua filha em uma jornada para terras férteis e prósperas, fugindo de sua nação imersa no caos, pobreza e anarquia.

No dia anterior, a FAE prestou homenagem à bailarina panamenha Vielka Chú (falecida em 2020), a quem este evento é dedicado.

As homenagens a Chú destacaram sua tenacidade como pessoa e como artista e a contribuição dada à arte e à cultura nacional, especialmente no campo da dança afro e contemporânea, e como professora de várias gerações de dançarinos.

Este festival, agora presencial após uma pausa de dois anos devido ao Covid-19, termina no próximo domingo com um grande espetáculo de encontro ao público, na Praça Catedral, na Cidade Velha, do qual participarão artistas, mágicos, capoeira. dançarinos dos Estados Unidos, Colômbia e Panamá.

O FAE 2022 conta com a presença de elencos e professores que ministram palestras magistrais sobre teatro e dança da Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, México e Portugal.

jha/ga / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.