24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Fundação Iris, entidade cubana de luta contra as mudanças climáticas (+ Foto)

citma2

Fundação Iris, entidade cubana de luta contra as mudanças climáticas (+ Foto)

Havana, 7 de abr (Prensa Latina) Cuba apresentou hoje oficialmente a Fundação Iris Unidos pela Mudança, cujo objetivo é atrair e canalizar recursos financeiros para apoiar os esforços nacionais para enfrentar a mudança climática.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ulises Fernández, diretora de Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Citma), informou que a entidade surgiu da necessidade de agilizar as conexões entre os mecanismos que aportam capital e os sujeitos que intervêm na execução das ações relacionadas à Proteção Ambiental.

Apesar de ter tido uma cooperação internacional significativa em relação a essas questões, ele disse que a continuidade desses esforços enfrenta barreiras significativas, algumas delas decorrentes do bloqueio dos Estados Unidos contra a ilha, o que dificulta o acesso a financiamentos e tecnologias necessárias.

Com o objetivo de ativar o tecido institucional, em sintonia com a atualização do modelo econômico do país, foi aprovada a criação da Fundação, cujos benefícios são necessários para países como Cuba, que é um pequeno estado insular em desenvolvimento com grandes vulnerabilidades, disse o oficial.

Com base nisso, e num contexto em que o país está a dinamizar a economia, propõe-se a criação da instituição como parte da arquitetura nacional para enfrentar as alterações climáticas, sublinhou.

citma1

Isto, adiantou ainda a fonte, iria inserir a sua atuação no atual processo de descentralização da gestão governamental, potenciando as capacidades a nível local, e ao mesmo tempo criando um espaço de consulta de ações e projetos onde todas as formas de governo intervêm ativamente. e atores econômicos.

Um dos seus fundamentos assenta na maximização das oportunidades financeiras que uma figura jurídica desta natureza permite receber e canalizar, sem suplantar os papéis das instituições estatais e outras associações e entidades legalmente constituídas.

Também procura intervir de forma mais direta e eficaz na implementação de ações climáticas com atores nacionais, acrescentou.

Outro propósito, aprofundado pelo Citma, reside na criação de capacidades próprias e afins que permitam que a organização nascente seja reconhecida como Entidade Nacional Credenciada junto ao Green Climate Fund e outras fontes de financiamento climático.

A sigla (IRIS) refere-se às palavras Pesquisa, Resiliência, Inovação e Sustentabilidade.

mgt/ifs/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.