21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Escritório do Programa Martí comemora 25 anos em Cuba (+ Fotos)

JTM6573-Small

Escritório do Programa Martí comemora 25 anos em Cuba (+ Fotos)

Havana, 7 de abr (Prensa Latina) O estudo e divulgação do legado do Herói Nacional de Cuba, José Martí, dentro e fora da ilha, constitui o eixo central do trabalho do Escritório do Programa Martí, entidade que 25 hoje de fundado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Um quarto de século após o seu nascimento, o responsável da instituição, Eduardo Torres-Cuevas, recordou os pilares que sustentam o seu trabalho desde 9 de abril de 1997, altura em que iniciou as suas funções com Armando Hart em conjunto com entidades estatais, culturais, científicas e e sociais. Durante a gala central do aniversário, ocorreu o cancelamento de uma série de selos postais, cuja assinatura ficou a cargo do presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, Esteban Lazo, membro do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba Rogelio Polanco e Torres-Cuevas.

Da mesma forma, o primeiro vice-chefe do Ministério das Comunicações, Wilfredo González, e seu homólogo do Grupo Correos de Cuba, Eldis Varga, assinaram o cancelamento postal centrado na ideologia e imagem de Martí.

JTM6440-Small

Da mesma forma, Torres-Cuevas transmitiu as palavras de felicitações enviadas pelo líder da Revolução Cubana, Raúl Castro, cuja carta reconhece o trabalho meticuloso realizado pelos membros do centro e que mereceu uma distinção como herdeiro do humanismo, ímpeto e ética do Apóstolo na defesa da pátria.

Em suas palavras, o historiador destacou o trabalho sustentado do Programa Nacional Marciano, do Centro de Estudos Marcianos, da Sociedade Cultural que leva seu nome, que reúne mais de 16 mil pessoas, bem como do Movimento Juvenil, da Forja, da Casa Natal (museu) e o Memorial, sede do evento.

Perante o comandante do Exército Rebelde José Ramón Machado Ventura, a vice-primeira-ministra Inés María Chapman e outras autoridades da nação caribenha, o Selo do 80º Aniversário da Central de Trabalhadores de Cuba e a Moeda Comemorativa pelos 60 anos da União de Jovens comunistas.

O espaço foi uma oportunidade para evocar a ideologia de Martí e reconhecer sua validade, o que confirma que “seu desaparecimento físico foi apenas isso, porque suas idéias e espírito queimam e brilham no combate diário de cada dia. A morte não é verdadeira quando o trabalho da vida foi bem feito”, disse o chefe do Gabinete.

Por sua vez, o Ministro da Cultura, Alpidio Alonso, qualificou o trabalho do centro como vital “para exaltar e curar as extraordinárias reservas de dignidade e patriotismo acumuladas por nosso povo ao longo de tantos anos de luta”, pois se tornou uma plataforma de reafirmação da os valores e princípios da maior das Antilhas.

JTM6573-Small

Em meio a um esforço épico inédito – Alonso destacou sobre o estágio de surgimento da entidade -, eles se dedicaram a divulgar a obra do Apóstolo em diferentes esferas, fortalecer e aperfeiçoar outras instituições e devolver seus textos ao cenário literário em novas edições.

“Se os valores universais do pensamento de José Martí são hoje inquestionavelmente reconhecidos por importantes círculos acadêmicos e políticos de todo o mundo, é em grande parte devido ao ativismo incessante do escritório, que tem trabalhado com inteligência e tenacidade”, destacou o chefe de Cultura .

JTM6576-Small

De fato, uma de suas conquistas está na aprovação pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura do Prêmio Internacional José Martí e a criação do Programa de Solidariedade Mundial José Martí, juntamente com a rede de cátedras e clubes espalhados pelo mundo.

acl/lbl/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.