28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba celebra o Dia Mundial da Saúde com políticas bem definidas

Dia-Salud1-300x168

Cuba celebra o Dia Mundial da Saúde com políticas bem definidas

Havana, 7 de abr (Prensa Latina) Cuba celebra hoje o Dia Mundial da Saúde com o desenho de políticas bem definidas para reduzir os impactos das mudanças ambientais no bem-estar das pessoas e a identificação dos problemas existentes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Isso foi revelado em encontro realizado entre um grupo de especialistas e a imprensa nesta capital, a propósito da celebração do evento comemorativo dos 74 anos de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e cuja campanha enfatiza os efeitos do clima crise no homem.

De acordo com Ileana Morales, diretora nacional de Ciência e Inovação Tecnológica do Ministério da Saúde Pública, o país possui programas governamentais que abordam o tema com foco na prevenção e minimização de riscos.

A Tarefa da Vida, por exemplo, é um plano estadual de enfrentamento às mudanças climáticas que tem a saúde entre seus componentes, argumentou.

As ações na área da saúde para dar suporte a essa estratégia, destacou, concentram-se em 12 áreas fundamentais, entre as quais saúde ambiental, epidemiologia, controle de vetores, ciência e inovação tecnológica e ensino médico.

Da mesma forma, afirmou, suas diretrizes buscam aprimorar o sistema de vigilância epidemiológica para facilitar a previsão de epidemias.

Por sua vez, Odalys Goicochea, diretora geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Citma), revelou que entre os principais problemas a serem combatidos na ilha estão a degradação do solo, a perda da diversidade biológica, os efeitos na cobertura florestal e o ruído.

Também está sendo feito um trabalho, para projetar ações para reverter a deterioração das condições higiênico-sanitárias nos assentamentos humanos.

A Citma trabalha para dar soluções às dificuldades existentes e todo o processo de melhoria desse sistema no país se baseia nisso, argumentou Goicochea.

Uma das ações prioritárias já definidas, aprofundou, busca reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades e áreas urbanizadas, com atenção especial aos fenômenos relacionados à qualidade do ar, poluição sonora, tratamento de resíduos líquidos e gestão de resíduos sólidos e outros resíduos.

Para este ano, o tema escolhido para acompanhar a celebração do dia 7 de abril é O nosso planeta, a nossa saúde.

jf/ifs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.