19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China alerta EUA sobre consequências se Nancy Pelosi visitar Taiwan

Nancy-Pelosi

China alerta EUA sobre consequências se Nancy Pelosi visitar Taiwan

Beijing, 7 abr (Prensa Latina) A China advertiu os Estados Unidos que tomará medidas fortes se a Presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, visitar Taiwan e também reiterou sua rejeição à anunciada venda de armas para a ilha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Ministério das Relações Exteriores ratificou sua oposição a qualquer tipo de intercâmbio oficial com o território sul e exigiu que o órgão legislativo respeitasse a política de “Uma só China”.

Beijing prosseguirá com uma ação decisiva “para proteger a soberania nacional e a integridade territorial, e os Estados Unidos assumirão total responsabilidade por todas as consequências” se Pelosi viajar para Taiwan como planejado, disse.

Da mesma forma, o Ministério da Defesa apresentou uma nota de protesto aos representantes dos EUA por seu contrato com Taipé, que prevê a manutenção de sistemas de defesa aérea Patriot no valor de quase 100 milhões de dólares.

Considerou o movimento como uma grave violação do princípio de Uma China e dos comunicados que sustentam as relações bilaterais, bem como a interferência nos assuntos internos e interesses de segurança do gigante asiático.

O contrato militar é parte de um plano anunciado em 2019 pela Casa Branca para fornecer equipamento de guerra a Taipé por dois bilhões de dólares.

A comunidade internacional aprovou uma resolução com 170 votos em 1971 que considera a República Popular da China o único representante legítimo junto às Nações Unidas e reconhece Taiwan como uma parte inalienável da nação asiática.

Para avançar rumo à reunificação completa do território nacional, Beijing também defende a política de Um País, Dois Sistemas, aplicada nas regiões administrativas de Hong Kong e Macau. Entretanto, a liderança de Taipei se recusa a aceitar este status.

jcm/ym/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.