26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Anteprojecto de Lei do Ambiente vigia as prioridades de Cuba

nteproyecto-de-Ley-del-Sistema-de-los-Recursos-Naturales-y-el-Medio-Ambiente-de-Cuba-209x300

Anteprojecto de Lei do Ambiente vigia as prioridades de Cuba

Havana, 7 de abr (Prensa Latina) O projeto de Lei do Sistema de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Cuba inclui vários aspectos inéditos em correspondência com as prioridades identificadas nesta área no país, revelou hoje uma fonte autorizada.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com declarações à imprensa de Teresa Cruz, especialista do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ambiente (Citma), a proposta da proposta tem como missão articular as diferentes políticas associadas aos recursos naturais e os diferentes enquadramentos jurídicos existentes no nação.

É um projeto inclusivo, amplo e de desenvolvimento que defende modelos como a economia circular e abordagens sistêmicas e paisagísticas, disse ele. Além disso, aprofundou, tem um título sobre o sistema de recursos naturais onde fica claro o papel do Citma como garantidor na busca do desenvolvimento sustentável, outro sobre diversidade biológica e outro sobre mudanças climáticas.

O projeto de lei, disse, está atualmente em análise na Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento) e à disposição da população cubana, cujos critérios e considerações podem ser divulgados através do site dessa entidade.

A especialista do Citma, Lourdes Coya, por sua vez, sustentou que há apoio institucional, legislativo e programático na ilha para enfrentar os problemas associados à perda de biodiversidade e à deterioração dos bens e serviços ecossistêmicos da ilha.

A própria Constituição da República reconhece o direito ao meio ambiente saudável e há também uma seção no projeto de lei dedicada à preservação da diversidade, disse.

O funcionário mencionou que outras regulamentações, como o plano do governo para enfrentar crimes e ilegalidades que afetam os recursos florestais, a flora e a fauna silvestre, buscam contribuir para as metas ambientais estabelecidas em Cuba.

Agora, explicou, trabalha-se na atualização de um novo ciclo do Programa Nacional de Diversidade Biológica, que já passou por quatro fases de implementação, e cujo conteúdo define as metas nacionais neste âmbito e as medidas para estabelecer o controle das ameaças diretas e indireto.

As prioridades para esta nova etapa, pensada até 2030, foram definidas como processos inerentes à educação e cultura ambiental, questões de integração no planeamento do desenvolvimento, implementação de soluções financeiras e formação de recursos humanos, referiu.

carro/se/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.