25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Saída de deputado causa crise na coalizão do governo israelense

Saída de deputado causa crise na coalizão do governo israelense

Tel Aviv, 6 de abr (Prensa Latina) A deputada israelense de extrema-direita Idit Silman anunciou hoje que está deixando a coalizão do governo, que perde assim a maioria no Knesset (Parlamento).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ao anunciar sua decisão, Silman deu a entender suas diferenças com o ministro da Saúde Nitzan Horowitz, líder do partido de esquerda Meretz.

Agora o governo tem 60 cadeiras no hemiciclo, o mesmo número da oposição, que ganha o voto de Silman.

No momento, a política pertence a Yamina, a organização liderada pelo primeiro-ministro ultranacionalista Naftali Bennett, mas supõe-se que ele abandonará sua filiação nas próximas horas.

Segundo o jornal The Jerusalem Post, a formação de oposição do Likud ofereceu a Silman o décimo lugar em sua lista eleitoral e na pasta da Saúde em caso de formação de um novo Executivo.

Yair Golan, vice-ministro da Economia e também legislador do Meretz, acusou Silman de oportunista e afirmou que sua posição coloca em risco a estabilidade da aliança.

O deputado Mossi Raz falou de maneira semelhante, alertando que Israel está agora em perigo de um governo ultranacionalista e corrupto.

Por sua vez, o ex-primeiro-ministro e líder da oposição Benjamin Netanyahu parabenizou Silman.

A heterogênea aliança governamental é formada por grupos de extrema direita, centro, islamismo, esquerda, todos unidos em sua rejeição ao retorno ao poder de Netanyahu, que liderou o país por 15 anos, 12 deles ininterruptamente.

Agora Bennett só pode aprovar leis com o apoio da oposição Joint List, uma coalizão de pequenos partidos árabes e de esquerda, mas isso provocará mais resistência dos parlamentares de direita que ainda o apoiam, alertou o jornal The Times of Israel.

Os colegas legisladores de Yamina, Amichai Shikli e Ayelet Shaked, que está servindo como ministro do Interior, podem seguir os passos de Silman, comentou o jornal.

ode/rob/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.