25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pena de prisão perpétua para os envolvidos no assassinato

Pena de prisão perpétua para os envolvidos no assassinato

Ouagadougou, 6 de abr (Prensa Latina) Os três principais acusados do assassinato do presidente de Burkina Faso, Thomas Sankara, foram condenados hoje à prisão perpétua por um tribunal militar da capital.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O ex-presidente Blaise Compaoré e o coronel Hyacinthe Kafando, chefe do destacamento de segurança de Sankara no momento de seu assassinato, estão fugindo da sanção por estarem no exílio, enquanto o terceiro, general Gilbert Diendéré, assistiu à leitura da decisão, pois está cumprindo pena sentença por tentativa de golpe em 2015.

Sankara, capitão do exército burquinense, assumiu o poder em 1983, após derrubar o governo em um golpe militar com amplo apoio popular, logo se tornou um ícone do pan-africanismo e da luta contra a corrupção e a sujeição de seu país à França, o antiga metrópole colonial.

Em apenas quatro anos de seu mandato, promoveu a alfabetização, neutralizou a influência das organizações financeiras internacionais em seu país e promulgou uma ampla reforma agrária.

Notório por sua postura antiimperialista em uma época em que o sistema racista ainda existia na África do Sul e governos pró-ocidentais prevaleciam em vários países, Sankara alcançou grande popularidade.

mgt/msl/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.