23 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governo húngaro convoca o embaixador ucraniano em Budapeste

Governo húngaro convoca o embaixador ucraniano em Budapeste

Budapeste, 6 abr (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores da Hungria Péter Szijjártó convocou hoje o embaixador ucraniano aqui, Lyubov Nepop, a quem manifestou seu descontentamento com o que descreveu como "insultos" do país vizinho.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

É hora de a liderança ucraniana parar de insultar nossa nação e tomar nota da decisão do povo, disse Szijjártó, referindo-se ao resultado da eleição de domingo em que o partido Fidesz venceu.

O resultado garantiu que Viktor Orban permaneceria no cargo por um quarto mandato consecutivo. Ninguém pode desacreditar a decisão democrática do povo. Declarações sobre o estabelecimento de regimes totalitários e a cumplicidade na guerra são inaceitáveis, ressaltou Szijjártó.

A União Europeia acusa o governo de Budapeste do que descreve como uma deriva autoritária e uma violação do Estado de direito.

O órgão regional impôs sanções contra o país e condicionou a entrega de fundos para recuperação pós-pandêmica à eliminação de leis que, de acordo com Bruxelas, restringem a liberdade de expressão.

O executivo de Budapeste disse que a UE estava “abusando de seu poder” e vinculou a decisão ao referendo de domingo sobre a Lei de Proteção à Criança, no qual a lei não recebeu o apoio popular necessário.

A Hungria é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte desde 1999, mas não autorizou a travessia de carregamentos de armas para a Ucrânia e não apoiou o embargo de petróleo e gás imposto contra a Rússia após a operação militar especial do Kremlin no Donbass.

mem/ehl/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.