19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China pede mais cooperação e independência nos laços com o Canadá

China pede mais cooperação e independência nos laços com o Canadá

Beijing, 6 abr (Prensa Latina) A China pediu ao Canadá que trabalhe para que nos laços bilaterais prevaleça uma cooperação mais mutuamente benéfica, independente e livre de interferências estrangeiras, informou hoje o Ministério das Relações Exteriores.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo aquele escritório, em conversa telefônica, o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, lembrou sua colega norte-americana, Melanie Joly, do impacto negativo nos laços mútuos da prisão da chefe financeira da Huawei, Meng Wanzhou, a pedido dos Estados Unidos.

“A essência deste caso está na repressão das empresas chinesas de alta tecnologia realizada pelos Estados Unidos por meio de coerção (…) Nenhum país deve agir como facilitador de tal assédio unilateral, e todos os países têm o direito das respostas necessárias”, disse Wang. Lamentou que a situação atual dos laços Beijing-Ottawa não favorece o interesse de nenhuma das partes, pedindo ao Canadá que enfrente os problemas, coopere com a China e a veja de forma positiva, objetiva e com uma política pragmática.

Insistiu para que a nação norte-americana faça mais para fortalecer a confiança mútua, exigindo o respeito aos interesses fundamentais e não criando novos obstáculos ao desenvolvimento das relações.

Entre outros aspectos, Wang pediu moderação na questão de Taiwan, pediu ao Canadá que defenda sua independência e elimine interferência externa desnecessária.

De acordo com o comunicado oficial, Joly considerou que os laços estão em um estágio difícil, expressou vontade de “tratar a China com sinceridade e respeito e adotar uma abordagem progressiva para empurrar as relações bilaterais de volta ao caminho certo e construir uma relação bilateral resiliente”.

Reconheceu as conquistas do estado asiático em termos de desenvolvimento e redução da pobreza, saudou suas contribuições na luta global contra a pandemia de Covid-19 e sugeriu cooperar no enfrentamento das mudanças climáticas e da crise sanitária.

Além da agenda binacional, os dois chanceleres abordaram o conflito entre Rússia e Ucrânia, apresentaram as posições de seus governos sobre o assunto e concordaram em manter comunicação sobre o assunto.

mem/ymr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.