26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Termina no Uruguai emergência sanitária nacional por Covid-19

Uruguay, Covid-19, medidas, sanitarias, suspensión

Termina no Uruguai emergência sanitária nacional por Covid-19

Montevidéu, 5 abr (Prensa Latina) O Uruguai deixou hoje para trás dois anos de emergência sanitária nacional devido à pandemia de Covid-19 através de um anúncio do Presidente da República, Luis Lacalle, em sua conta no Twitter.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Horas atrás, se resolveu após uma análise da situação atual com o ministro da Saúde Pública, Daniel Salinas, e o subsecretário do ramo, José Luis Satdjan.

De acordo com os dados da pasta, em todo o território nacional há pouco mais de seis mil casos positivos e menos de 40 pessoas em centros de tratamento intensivo, para além do fato de 63 por cento da população estar vacinada com três doses de imunizantes.

No fim de semana, um decreto presidencial estabeleceu que os viajantes que entrarem no Uruguai não terão mais a necessidade estrita de apresentar um teste Covid-19 negativo, embora precisem estar vacinados.

De acordo com o texto, o Governo considera que “é necessário e conveniente atualizar o referido quadro regulamentar, adaptando-o à avaliação das medidas adotadas e à evolução da pandemia que motiva a situação de emergência sanitária nacional”.

Fontes oficiais indicaram, entre outros fatores para tomar essas medidas, a situação de vários setores econômicos afetados, incluindo o turismo, e para isso o presidente manteve reuniões com a chefe das Finanças, Azucena Arbeleche, e do trabalho, Pablo Mieres.

No entanto, semanas atrás, as autoridades educacionais confirmaram a existência de casos positivos em centros educacionais em Montevidéu, e o presidente do Conselho de Direção Primária, Robert Silva, anunciou que voltará a analisar os atuais protocolos preventivos.

Salinas explicou que será mantida a recomendação de uso de máscaras em locais específicos fechados como preparação de alimentos e áreas de saúde ou locais com alta concentração de pessoas como os ônibus.

O Poder Executivo decretou estado de emergência sanitária em março de 2020 e, desde então, em seis milhões de testes realizados, foram detectados 877.114 infectados e 7.166 diagnosticados com a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 morreram.

acl/hr/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.