19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Frente Tigray acusada de prejudicar a cultura e o esporte na Etiópia

Etiopía

Frente Tigray acusada de prejudicar a cultura e o esporte na Etiópia

Adis Abeba, 5 abr (Prensa Latina) O governo etíope acusou hoje a Frente de Libertação Popular Tigray (TPLF) de causar enormes danos a instituições culturais e esportivas em áreas dos estados regionais de Afar e Amhara.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A criminalidade daquela organização nos territórios que ocupou causou prejuízos no valor de 460,7 milhões de birr (quase 9 milhões de dólares), assegurou a chefe do Ministério da Cultura e Desportos, Kejela Merdassa.

Museus, monumentos, infra-estruturas, repartições públicas, centros juvenis, instalações desportivas e outras instalações foram destruídas pelo TPLF, comentou Merdassa numa reunião sobre o impacto da guerra nestes sectores.

Esclareceu ainda que a destruição “foi produto de sabotagem do grupo dirigido aos estabelecimentos, não de confrontos armados contra as Forças de Defesa Nacional e as milícias daqueles estados, como asseguravam alguns relatórios”.

Entre os diversos bens danificados, explicou, está o moderno estádio Sheikh Alamudin, recentemente concluído na cidade de Woldia, na zona norte de Wollo, na região de Amhara.

Durante o encontro, o ministério anunciou que iniciará em breve um programa de reconstrução e reabilitação de curto, médio e longo prazo das áreas danificadas, com a participação do governo federal e entidades regionais. Após o ataque da Frente ao Exército Federal em novembro de 2020, a conflagração armada começou no norte da Etiópia, se espalhando em meados de 2021 para as regiões de Afar e Amhara após um cessar-fogo do governo.

Segundo relatos oficiais, durante a ocupação, além de desferir golpes na infraestrutura econômica e social, a organização provocou o deslocamento de 1,8 milhão de pessoas e mergulhou cerca de 8,3 milhões de cidadãos na insegurança alimentar.

rgh/raj/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.