24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Exortam a mudança de posição da Espanha sobre o Saara

ESpaña, Sahara, posición, cambio, cuestionamiento

Exortam a mudança de posição da Espanha sobre o Saara

Madri, 5 abr (Prensa Latina) Izquierda Unida (IU) exortou aos socialistas que têm a oportunidade de retificar o rumo sobre o Saara Ocidental, ao impugnar mais um vez ao Governo, tema do debate de hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A porta-voz federal da IU, Sira Rego, garante que o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), liderado pelo atual primeiro-ministro, Pedro Sánchez, terá uma “oportunidade de ouro” e poderá “retificar e posicionar-se com o sentido comum tão grande que existe no país ao redor da solidariedade com o povo saharaui”.

Na Câmara Baixa, será debatida em forma de proposta a iniciativa promovida pelo bloco Unidas Podemos (que integra a coligação Governo), que visa “ratificar uma solução para o conflito do Saara Ocidental” no marco das resoluções das Nações Unidas”.

Será a primeira votação sobre esta questão na cadeira parlamentar após a súbita virada da liderança socialista para apoiar a posição de Marrocos, pelo que “será possível ver onde está a posição do PSOE e se continua empenhada a abandonar a posição histórica da Espanha a esse respeito”, destacou Rego.

Em entrevista ao jornal El Mundo, o líder da Frente Polisario, Brahim Ghali, denunciou a “virada radical” da Espanha, que recentemente apoiou o plano de autonomia marroquina para o Saara Ocidental.

“É evidente que é uma virada radical que não se espera de um país, a Espanha, que é a ‘ jure’ do poder administrativo do Saara Ocidental”, colônia espanhola até 1975, disse Ghali.

Em 18 de março, o Executivo de Madri mudou sua tradicional posição de neutralidade e anunciou que era a favor do plano de autonomia marroquino para o território, afirmando que “a base seria mais séria, realista e crível para a resolução desta disputa” frente ao referendo de autodeterminação exigido pela Frente Polisário.

Desde então, apesar da defesa desta iniciativa pelo Presidente do Governo, Pedro Sánchez, não cessou as críticas internas, exceto nas cidades autônomas de Celta e Melilla, constantemente assediadas pela migração ilegal do Marrocos.

Paralelamente a esta delicada situação política, Médicos do Mundo têm advertido que a mudança na política externa espanhola no Saara Ocidental terá consequências irreversíveis para as mais de 178.000 pessoas que vivem nos campos de Tinduf (Argélia), e através do “Pido a Moncloa” pendem que corrijam sua posição.

Em comunicado, manifestou a sua preocupação com o “cenário acirrado” que se avizinha à população saharaui, a par da pandemia e da reativação da guerra entre Marrocos e a Frente Polisário.

acl/ft/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.