24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nomeado por Bolsonaro renuncia ao cargo de diretor da Petrobras

renuncia-director-empresa-P-300x200

Nomeado por Bolsonaro renuncia ao cargo de diretor da Petrobras

Brasília, 4 abr (Prensa Latina) Nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para chefiar a petroleira Petrobras, o economista Adriano Pires informou hoje ao governo que renunciou ao cargo, devido a questionamentos sobre um possível conflito de interesses.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Atualmente, Pires atua como diretor-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura, consultoria que afirma ser uma das 100 mais influentes do país no setor de energia e referência no setor de infraestrutura.

Sua nomeação ocorreu oficialmente em 28 de março, quando o Ministério de Minas e Energia divulgou nota indicando Pires para a chefia da empresa de economia mista.

Mas em documento datado de três dias depois, o subprocurador-geral do Ministério Público no Tribunal de Contas da União, Lucas Rocha, solicitou à Controladoria-Geral da União que apure um conflito de interesses na nomeação de Pires por seu longo e relevante trabalho. no setor privado.

No texto, ele também questionou as evidências da interferência de Bolsonaro na Petrobras.

“Se o Presidente da República pretender, com a mudança de direcção da estatal, alterar esta política de preços, configura-se uma clara ofensa ao disposto na referida Lei do Estatuto”, disse.

O que é, acrescentou, “expressamente vedado ao acionista majoritário, no caso, a união, por vontade exclusiva do governante da nação”.

Rocha alertou que a primeira situação indesejável contrária à legislação pode ser qualificada como intervenção direta na empresa.

Bolsonaro é “candidato à reeleição, sendo certo que o constante aumento dos preços dos derivados do petróleo -como vem acontecendo recentemente- não favorece os bons índices de popularidade do governante que ocupa momentaneamente o Palácio Presidencial”, frisou.

Na época da nomeação de Pires, o ministério de Minas e Energia também nomeou Rodolfo Landim como presidente do conselho.

Landim, que dirige o Flamengo, enviou nota ao ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) neste sábado agradecendo a demonstração de confiança, mas declinando o convite.

Ele explicou que seu compromisso com o Flamengo havia se tornado prioridade em sua vida profissional.

Após uma série de aumentos no valor dos combustíveis, Bolsonaro decidiu em 28 de março mudar o comando da Petrobras e demitir o general Joaquim Silva e Luna.

rgh/ocs/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.