26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Dossiê de Abdala de Cuba pronto para apresentar à OMS

Cuba-vacuna-Abdala

Dossiê de Abdala de Cuba pronto para apresentar à OMS

Havana, 4 abr (Prensa Latina) A vacina anti-Covid-19 Abdala de Cuba, com a qual milhões de pessoas foram imunizadas até hoje, será pioneira no país ao apresentar seu dossiê à OMS e iniciar o processo de reconhecimento.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Liderados pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), os intercâmbios formais com a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre esse imunógeno começaram em março.

O Grupo das Indústrias Biotecnológicas e Farmacêuticas (BioCubaFarma) detalhou em sua conta no Twitter que a referida entidade das Nações Unidas já foi informada sobre o documento concluído para ser analisado por especialistas.

Em meados de fevereiro deste ano, o diretor da BioCubaFarma, Eduardo Martínez, explicou que a empresa estava trabalhando no texto, composto por vários capítulos com resultados sobre pesquisas clínicas e pré-clínicas, desenvolvimento farmacêutico e tudo relacionado às instalações de produção, aspecto quais adaptações foram feitas.

Sobre os processos que Abdala seguiu para esta avaliação, Martínez destacou que foi tomada a decisão de mudar o local de produção para a recém-inaugurada fábrica de Mariel, localizada naquele pólo industrial a oeste de Havana.

Em operação desde novembro de 2021, o CIGB-Mariel Tecnológico Industrial é considerado o mais moderno de Cuba e um dos mais avançados da América Latina e Caribe.

Possui laboratórios para controle de qualidade, depósitos de matérias-primas e produtos finais, plantas para obtenção do princípio ativo de vacinas e imunógenos completos em formulações líquidas, em pó e spray.

O objetivo é que os representantes da OMS também visitem as plantas produtivas dessa entidade onde realizarão a inspeção necessária para posteriormente obter a licença e sua inclusão na lista de produtos reconhecidos pela organização, destacou Martínez.

Cuba administrou 35.426.263 doses de suas próprias vacinas Soberana 02, Soberana Plus (ambas do Instituto Finlay de Vacinas) e Abdala, segundo dados deste sábado do Ministério da Saúde Pública.

Até 1º de abril, 10.637.020 pessoas receberam pelo menos uma injeção de um desses produtos, número que inclui os convalescentes de Covid-19 que recebem uma única injeção de Soberana Plus.

9.916.877 cubanos têm o esquema completo de vacinação, o que representa 89,5% da população do país (aproximadamente 11,3 milhões). Um total de 6.319.075 pessoas receberam a quarta dose de reforço.

jf/cdg/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.