24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

FAO apoia Cuba em projetos agroalimentares e resiliência climática

Cuba, FAO, proyectos, alimentos

FAO apoia Cuba em projetos agroalimentares e resiliência climática

Havana, 30 mar (Prensa Latina) Cuba recebe financiamento de mais de 60 milhões de dólares e euros para 13 projetos que realiza hoje para fortalecer os sistemas agroalimentares e a resiliência climática, destacou a representação da FAO aqui.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A pasta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na ilha, juntamente com os seus homólogos locais, prioriza o fortalecimento de programas agroalimentares inclusivos contra a desnutrição e que contribuam para a soberania e segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável.

O representante da FAO na ilha, Marcelo Resende, explicou à mídia cubana que eles também direcionam seus esforços e cooperação para enfrentar as mudanças climáticas, aumentar a resiliência e reduzir os riscos de desastres de paisagens produtivas sustentáveis.

A uma pergunta da Prensa Latina, respondeu que entre os principais resultados desta colaboração está o apoio à implementação do Plano de Soberania Alimentar e Educação Nutricional e a elaboração do projeto de Lei de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, cuja aprovação pelo Parlamento está pendente agendado para o próximo mês.

Resende salientou que esta política e o seu enquadramento legal vão apoiar a redução da dependência de alimentos e insumos importados, garantir, entre outros aspetos, a qualidade e segurança alimentar, a redução de perdas e mobilizar os meios educativos, culturais e de comunicação sobre estas questões.

Em relação ao desafio das mudanças climáticas, destacou que Cuba está implementando, com a assistência técnica da FAO, o projeto IRES, financiado inicialmente pelo Fundo Verde para o Clima com recursos não reembolsáveis em territórios cubanos severamente afetados pela seca e necessitados de expandir suas áreas de cultivo.

Trata-se de uma iniciativa de resgate de 35 mil hectares de terras cobertas de marabu, que serão intervencionados com módulos agroflorestais e silvipastoris (tecnologia, maquinário, sementes e fertilizantes), bem como a mitigação de 2,7 toneladas de gases de efeito estufa, aos quais foram alocados 38,2 milhões de dólares.

O IRES, aprovado em 2020 para execução em sete anos, fortalecerá a adaptação da produção local de alimentos e garantirá o abastecimento e acesso a esses itens em comunidades rurais altamente vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas nas províncias de Matanzas, Villa Clara e Las Tunas.

Este projeto está em correspondência com as ações da FAO em nível global para acompanhar os países na transformação de seus sistemas alimentares e está comprometido com a descentralização, gestão e desenvolvimento local, além de aproximar a agricultura do conhecimento, ciência, tecnologia e inovação.

ode/crc/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.