23 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bloqueio dos EUA impede desenvolvimento de telecomunicações em Cuba

Cuba, telecomunicaciones, bloqueo, EEUU, obstáculo

Bloqueio dos EUA impede desenvolvimento de telecomunicações em Cuba

Havana, 30 mar (Prensa Latina) O bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos impede o desenvolvimento das telecomunicações em Cuba, país focado hoje em garantir maior acesso à Internet e melhorar a qualidade da conectividade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

É muito complexo adquirir tecnologia, às vezes devido à distância dos mercados, o custo do frete de transporte e principalmente aqueles que têm 10% de componentes do país do norte, destacou a ministra das Comunicações de Cuba, Mayra Arevich.

Existem plataformas a que nos é impossível acessar, bem como algumas aplicações e sites que contribuiriam para a formação e aperfeiçoamento de pessoal especializado, acrescentou a responsável.

Da mesma forma, há licenças limitadas para Cuba, o que de certa forma retarda o avanço do setor, destacou a ministra no dia anterior no programa de rádio e televisão Mesa Redonda.

“As telecomunicações na maior das Antilhas também sofrem de entraves bancários e financeiros”, lamentou a ministra.

Mas apesar da política hostil dos Estados Unidos contra Cuba, a ilha busca promover o desenvolvimento de infraestrutura tecnológica para conseguir uma melhoria na conectividade e serviços à população, disse Arevich.

Explicou que o acesso à internet cresceu 2,6 vezes, pois é um processo que se acelerou e se difundiu em nível nacional com grande utilidade em teletrabalho, educação, saúde, entretenimento e governo digital.

Entre os utilizadores da Internet, 73% utilizam 3G e 49% utilizam 4G, disse o ministro, que destacou que 7,5 milhões de pessoas acessam à rede de redes na maior das Antilhas.

Atualmente 80% de acesso através de telefonia móvel .

Uma das aspirações da indústria é fornecer 56 mil novos serviços conhecidos como Nauta-Hogar, destacou a ministra.

A Arevich anunciou que em 2022 quer avançar na tecnologia 4G, já que são os mesmos serviços que impulsionam o desenvolvimento da infraestrutura.

Não vamos abrir mão das áreas de conexão Wi-Fi, e tudo o que queremos é melhorar os serviços e a conectividade para a população, disse Arevich.

Sobre a Televisão Digital em Cuba, Arevich explicou que já foram distribuídos mais de três milhões de receptores para captar o sinal, e 115.000 núcleos familiares vulneráveis receberam seus equipamentos e instalação sem custo.

Muitas pessoas estão preocupadas, mas a transição da era analógica para a digital será um processo gradual, e começou no oeste do país, esclareceu.

A transição para a era digital vai permitir aumentar a qualidade do sinal e uma maior cobertura ou alcance, disse a ministra.

Estamos trabalhando com inteligência e fiscalização, e atenderemos as reclamações e preocupações da população, disse Arevich, que confirmou que o processo terminará em 2024.

Sabemos que existem insatisfações em termos de comércio eletrônico, mas é um projeto que está avançando na maior das Antilhas, prova disso são as passarelas Transfermóvil e EnZona, destacou Arevich.

jha/joe/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.