27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ordem para desclassificar dicas sobre a guerra civil no Sudão do Sul

Salva-Kiir-Mayardit-300x156

Ordem para desclassificar dicas sobre a guerra civil no Sudão do Sul

Juba, 29 de mar (Prensa Latina) O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, ordenou a publicação de informações confidenciais sobre os conflitos de dezembro de 2013 e julho de 2016, para ajudar a construir a paz que o país precisa hoje, alegou.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Kiir Mayardit, que encaminhou a ordem ao Serviço de Segurança Nacional e a um escritório de advocacia conhecido como BRL, revelou sua disposição em uma entrevista coletiva no Ministério de Assuntos do Gabinete.

É hora de divulgar detalhes sobre essas crises, porque elas permitirão que todas as pessoas entendam melhor cada um dos períodos e ajudarão a conduzir a nação para uma situação de estabilidade e paz permanentes, comentou o presidente.

A implementação do acordo de paz revitalizado, frisou, precisa de transparência para avançar e, como tal, ordeno que a agência de espionagem do país e o escritório de advocacia BRL divulguem informações confidenciais sobre o início da guerra civil.

Isso é muito importante para que as pessoas julguem por si mesmas a partir da posição desse conhecimento. Devemos dizer a verdade, porque a verdadeira reconciliação se baseia nela. Isso também apoiará o processo de cura nacional, reiterou.

Aos que possam ser implicados pela informação desclassificada, esclareceu, está garantido o perdão presidencial, não há motivo para alarme para isso, o que nos interessa é que os cidadãos conheçam a verdade sobre os antecedentes do conflito no nosso país.

O anúncio foi feito um dia antes, um dia após o envio de forças de segurança na residência de seu primeiro vice, Riek Machar Teny, que também é o líder do movimento oposicionista Movimento de Libertação Popular do Sudão, conhecido por sua sigla SPLM-IO.

acl/raj/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.