27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Grupo Puebla debate no Brasil o futuro da América Latina

Brasil-Puebla

Grupo Puebla debate no Brasil o futuro da América Latina

Brasília, 29 mar (Prensa Latina) O Grupo Puebla, uma aliança formada por líderes progressistas de 16 países da América Latina e Europa, debaterá de hoje até amanhã no Rio de Janeiro sobre a perspectiva de desenvolvimento da região.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo os organizadores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sediará o encontro organizado pelo fórum fundado em julho de 2019 na cidade mexicana de Puebla durante um período de resistência política, em meio a golpes de Estado e desmonte do esforço de união regional.

Lula será responsável por encerrar amanhã, às 18h, horário local, na Universidade Estadual do Rio (UERJ) os trabalhos do encontro com o seminário Igualdade e o futuro da América Latina.

“Este evento visa discutir democracia e igualdade na América Latina, bem como perspectivas futuras, principalmente após os desafios que todos sofremos com a pandemia de Covid-19”, disse o reitor da UERJ, Ricardo Lodi.

Especificou que será destacada, neste sentido, a necessidade de se investir fortemente em educação, saúde, ciência e tecnologia para garantir uma melhor qualidade de vida à população.

Outras sete atividades promovidas pelo grupo contarão com a presença da ex-chefe de Estado brasileira Dilma Rousseff e dos ex-governantes José Luis Rodríguez Zapatero (Espanha), Ernesto Samper (Colômbia) e Fernando Lugo (Paraguai).

Inclusive, Dilma, Samper e Lugo estarão juntos nesta terça-feira em uma mesa sobre “Um novo modelo de desenvolvimento solidário”.

Também participam do encontro outras importantes lideranças latino-americanas, como a ministra argentina da Mulher, Elizabeth Gómez Alcorta, o presidente do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), Mario Delgado (México) e a senadora colombiana Clara López. Também aparecem no programa a timoneira do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil, Gleisi Hoffmann, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante.

No sábado Lula chegou ao Rio para participar do Festival Vermelho, que comemora o centenário do Partido Comunista do Brasil.

Após o evento do Grupo Puebla, o líder do PT seguirá no estado para uma série de reuniões e agendas com candidatos às eleições gerais de outubro.

Após recuperar seus direitos políticos em março de 2021, o ex-presidente aparece como favorito em todas as pesquisas de opinião que se dirigem às eleições, nas quais o líder de extrema-direita Jair Bolsonario espera ser reeleito e o ex-juiz Sérgio Moro aspira ao poder.

jha/ocs/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.