26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Dilma pede investimento nos pobres para combater a desigualdade

Rousseff-insta-a-invertir-en-pobres-para-combatir-desigualdad-300x265

Dilma pede investimento nos pobres para combater a desigualdade

Brasília, 29 mar (Prensa Latina) A ex-presidente brasileira Dilma Rousseff pediu hoje que os pobres fossem incluídos nos orçamentos e investimentos sociais das nações latino-americanas, a fim de começar a combater a desigualdade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Não é segredo que na região há um avanço predominante do neoliberalismo e um recuo dos movimentos democráticos e sociais e sua ausência nos espaços governamentais”, disse Dilma em uma reunião internacional do Grupo Puebla, que reúne líderes progressistas de 16 países da América Latina e da Europa.

O fórum promove o debate Democracia e Igualdade: rumo a um modelo solidário de desenvolvimento, que visa refletir sobre os desafios no subcontinente e no mundo.

Para o ex-presidente, é imperativo que a América Latina mais uma vez una forças para uma maior integração entre países e os torne menos dependentes da exportação de matérias-primas.

Considerou que o poder potencial da América Latina deve ser reforçado e centralizado, “em quem?”, ela respondeu, “em nossa integração regional”, acrescentou ela.

Em outra parte de seu discurso, Dilma advertiu que as sanções contra a Rússia, envolvidas em um conflito com a Ucrânia, pelos Estados Unidos e pela Europa “geram um risco absoluto de desglobalização”.

Apontou que a realidade na Ucrânia porá um fim à globalização das últimas três décadas e terá consequências econômicas duradouras para o mundo inteiro, como disse um diretor da BlackRock Inc, uma empresa americana considerada a maior empresa de gestão de ativos e riscos do mundo.

O ex-primeiro ministro espanhol José Luis Zapatero e o presidente colombiano Ernesto Samper também participaram do debate.

De acordo com os organizadores, o ex-chefe de estado brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva encerrará a reunião amanhã às 18h00, horário local, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com um seminário intitulado Igualdade e o futuro da América Latina.

O Grupo Puebla foi fundado em julho de 2019 na cidade mexicana do mesmo nome durante um período de resistência política, em meio a golpes de Estado e ao desmantelamento do esforço sindical regional.

De acordo com o reitor da UERJ, Ricardo Lodi, a necessidade de investir fortemente na educação, saúde, ciência e tecnologia para garantir uma melhor qualidade de vida para a população latino-americana será destacada durante os dois dias de painel.

car/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.