15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Criadores internacionais pedem preservação da natureza de Cuba

Bienal-de-la-habana-Horizontes-inestables-300x169

Criadores internacionais pedem preservação da natureza de Cuba

Havana, 29 de mar (Prensa Latina) Artistas do Paraguai, Alemanha, México, Peru, Argentina e Brasil unem seus talentos hoje na exposição Unstable Horizons, que constitui um alerta para a preservação da natureza.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Organizada pela Fototeca de Cuba, a exposição faz parte da programação da XIV Bienal de Havana, o maior evento de artes visuais contemporâneas da maior ilha do Caribe e que conta com o apoio de centenas de profissionais do grêmio, após tentativas de boicotes que ocorreram no final de 2021.

Nesta ocasião, os criadores articulam peças em carvão, emulsão fotossensível, mosaicos, instalações e projeções de vídeo, para chamar a atenção para as ações irresponsáveis da humanidade, que causaram a aceleração das mudanças climáticas.

Destacam-se na seleção títulos como Entre Linhas, da brasileira Renata Román, cujas fotografias impressas em papel couchê fosco fazem alusão à configuração de plantas, seres humanos e meio ambiente, além de instalações sonoras da paraguaia Paz Encina, que abordam o tema do desmatamento.

Também destaca o trabalho do coletivo Fibra, que se inspirou nos incêndios florestais que atingem a região de Ucayali (Peru), enquanto Gabriele Rothemann (Alemanha), Marcela Magno (Argentina) e Cecilia Barreto (México), exploram a relação entre arte e ambiente.

Segundo a curadora da exposição, Margarita Sánchez Prieto, este projeto se destaca pela visão que oferece da paisagem, que transcende o convencionalismo e analisa as capacidades expressivas do ambiente, para além da beleza da paisagem.

Nesse sentido, destaca-se a proposta de Magno, que através das capturas fotográficas do Google Earth, detalha as áreas de extração de recursos naturais e alerta sobre o desastre ambiental, a deformidade social e o futuro do continente.

Até 30 de abril, acontecerá a Bienal, que a partir de 12 de novembro de 2021 abriu suas portas em Cuba sob o lema Futuro e Contemporaneidade em resposta aos desejos de artistas e especialistas em artes visuais de se reencontrarem após o isolamento social imposto pelo Covid -19.

mgt/lbl/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.