2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sudão ratifica apoio ao plano de paz e estabilidade no Sudão do Sul

Sudão ratifica apoio ao plano de paz e estabilidade no Sudão do Sul

Cartum, 28 de mar (Prensa Latina) O presidente do Conselho Soberano de Transição do Sudão, general Abdel Fattah al Burhan, ratificou seu apoio ao plano de paz e estabilização para seu vizinho Sudão do Sul, confirmaram hoje fontes oficiais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O acima foi revelado durante uma reunião no dia anterior no Palácio da República entre al-Burhan e o enviado especial da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) para o Sudão do Sul, Ismail Wais.

De acordo com a versão oficial divulgada pela agência SUNA, o embaixador Wais disse que o presidente sudanês (que chegou ao poder por meio de um golpe militar em 25 de outubro do ano passado) saudou a iniciativa e reafirmou seu apoio pessoal na construção da confiança entre as partes.

O Sudão é o fiador do pacto de paz assinado em 2018.

Examinamos os desafios enfrentados no processo de implementação das disposições de segurança do Acordo de Juba revitalizado, bem como elogiamos os esforços do Sudão em apresentar propostas que contribuam para a implementação do acordo e a sustentabilidade da paz e estabilidade no Sudão. Sul, acrescentou.

Referindo-se ao papel da IGAD – que também inclui Djibuti, Etiópia, Eritreia, Somália, Uganda e Quênia – o diplomata visitante descreveu o encontro com Al Burhan como encorajador e frutífero.

Anteriormente, o presidente do Conselho Soberano de Transição (órgão máximo até à realização das eleições gerais), recebeu este domingo uma mensagem do Presidente do Sudão do Sul, General Salva Kiir, sobre a aplicação do Acordo de Juba, capital do Sudão do Sul.

O conselheiro de Kiir para assuntos de segurança, Tut Galwak, entregou o documento a Al-Burhan.

As citações coincidem com o pedido do ex-vice-presidente sul-sudanês Riek Machar por ajuda da IGAD para intervir no que ele disse ser um cerco policial à sua residência em Juba.

Machar foi vice-presidente do país até 2013, quando Kiir o acusou de organizar um plano palaciano para assassiná-lo e tomar o poder.

rgh/ro/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.