23 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Perspectivas otimistas para a cooperação Vietnã-Cuba em construção

Perspectivas otimistas para a cooperação Vietnã-Cuba em construção

Hanói, 28 mar (Prensa Latina) Por meio de seus Ministros da Construção, Vietnã e Cuba realizaram hoje aqui uma exploração otimista de suas possibilidades de cooperação e investimento neste campo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O chefe cubano do setor, René Mesa, revisou os projetos em andamento ou planejados na ilha com participação vietnamita e as medidas adotadas para solucionar dificuldades técnicas e administrativas, como fornecimento de materiais e pagamentos aos trabalhadores.

Acrescentou que, em meio ao processo de atualização do modelo econômico nacional e à pandemia de Covid-19, houve mudanças em Cuba que aconselham a revisão do memorando assinado por ambos os ministérios, mas em sentido positivo, para acelerar seu cumprimento.

Ficaríamos extremamente satisfeitos se as empresas vietnamitas continuassem a fazer investimentos em nosso país, porque este é um povo com o qual estamos ligados há muito tempo por laços de fraternidade, disse Mesa.

O seu colega do Vietnam, Nguyen Thanh Nghi, salientou que o trabalho conjunto no sector é fundamental porque constitui uma referência para a colaboração bilateral e porque pode estimular investimentos de empresas vietnamitas em diversas áreas, bem como a entrada na ilha de empresas de outras nações.

O ministro elogiou o trabalho realizado aqui há mais de 20 anos pela empresa cubana DINVAI Construcciones SA na assessoria para a pavimentação de estradas e disse que nos planos do Ministério da Construção vietnamita para os próximos cinco anos há espaço para ter uma participação ainda maior.

Thanh Nghi, que também preside a Comissão Conjunta Intergovernamental do lado vietnamita, destacou que em 2021, apesar da pandemia de Covid-19, o comércio bilateral experimentou um crescimento anual de 156%.

À frente de uma delegação que também inclui o embaixador cubano aqui, Orlando Hernández, Mesa está em visita de trabalho ao Vietnã até 3 de abril e hoje também se reunirá com altos executivos do Ministério dos Transportes.

O setor da construção é pioneiro na cooperação entre os dois países, pois data da primeira visita do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, ao Vietnã (setembro de 1973).

No final de sua estada em um país que ainda sofria com a guerra, Fidel Castro, em nome do povo cubano, doou um hospital à nação indochinesa que mais tarde seria construído por construtores da ilha, junto com outras quatro obras que ainda permanecem hoje como monumentos à amizade.

jf/asg/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.