25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ordenam a prisão de parentes do presidente do Peru

Ordenam a prisão de parentes do presidente do Peru

Lima, 28 mar (Prensa Latina) Um empresário próximo ao presidente peruano, Pedro Castillo, foi preso hoje em uma operação do Ministério Público e da polícia anticorrupção que procuram o ex-secretário do presidente e três sobrinhos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A operação, que por uma surpreendente coincidência começou horas antes de uma sessão parlamentar para debater uma moção para retirar o presidente do cargo, conseguiu prender o empresário Zamir Villaverde, que teve contatos com Castillo.

Também foram presos o empresário Víctor Valdivia e o ex-oficial George Passapera, supostamente ligado à construtora Termirex, que foi contratada irregularmente para construir uma ponte no norte da selva peruana, o caso por trás da operação, embora o contrato tenha sido anulado.

Procuradores e policiais estão fazendo buscas em várias casas e escritórios em busca do ex-Secretário Geral da Presidência, Bruno Pacheco, bem como de outras sete pessoas sob investigação pelo contrato, entre elas Fray Vásquez Castillo e Gian Marco Castillo, sobrinhos do Chefe de Estado.

Nem o ex-secretário nem os sobrinhos de Castillo, que foram proibidos de sair do país por um juiz na semana passada, foram localizados para a execução de uma ordem de detenção preliminar de 10 dias.

Os sobrinhos do presidente foram incluídos por utilizarem carros e apartamentos fornecidos pelos empresários que se beneficiaram do contrato questionado.

A empresária e lobista Karelim López foi excluída da operação. Ela está sendo investigada como gerente do contrato e se ofereceu para colaborar com o Ministério Público em outro caso de lavagem de dinheiro.

López acusa os sobrinhos de usar a influência para favorecer os empresários em contratos com o Estado e implicou Castillo e Pacheco, algo que ainda não foi verificado, embora faça parte dos 20 fundamentos para a moção de abertura de vaga contra Castillo.

rgh/mrs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.