28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bloqueio contra Cuba deve acabar o mais rápido possível, diz eurodepu

Bloqueio contra Cuba deve acabar o mais rápido possível, diz eurodepu

Bruxelas, 28 mar (Prensa Latina) O eurodeputado belga Marc Botenga exigiu hoje o fim imediato do bloqueio econômico, comercial e financeiro aplicado pelos Estados Unidos contra Cuba, política que considerou uma violação dos direitos humanos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deve parar para que o povo cubano possa seguir seu destino e desenvolver o sistema que escolheu, afirmou o membro do Partido Trabalhista Belga e membro da esquerda no Parlamento Europeu em diálogo com a Prensa Latina nesta capital.

Botenga descreveu as consequências econômicas e sociais do cerco imposto à ilha por Washington por mais de seis décadas como absolutamente terríveis e lamentou que o presidente Joe Biden não tenha cumprido sua promessa eleitoral de reverter a política de seu antecessor na Casa Branca, Donald Trump, ou pelo menos escurecê-lo.

Trump ordenou mais de 240 medidas para apertar o bloqueio e seu alcance extraterritorial, a fim de sufocar a ilha e promover a mudança de regime.

No que diz respeito ao alcance da agressividade dos Estados Unidos além de suas fronteiras, o eurodeputado rejeitou o impacto que causa nas empresas do chamado velho continente, perseguidas e pressionadas a negociar com Cuba.

A União Europeia (UE) deve assumir uma posição mais forte face ao bloqueio, e daqui lutamos para que assim seja, sublinhou.

Segundo Botenga, no Parlamento Europeu são frequentes as iniciativas e ações para exigir o levantamento do cerco e pedir à UE que aja.

Temos um grupo de amizade e solidariedade com Cuba que exerce pressão nesse sentido e pedimos a funcionários como Josep Borrell, alto representante da UE para Relações Exteriores e Política de Segurança, disse.

Em mensagem pela Prensa Latina ao povo da ilha que resiste ao bloqueio norte-americano, ele expressou admiração e afirmou que outros países na mesma situação não teriam sobrevivido.

Da mesma forma, destacou as conquistas da nação antilhana em educação e saúde, apesar das consequências dessa política, e garantiu que continuará na batalha para que os cubanos exerçam seu direito ao desenvolvimento sem tanta hostilidade.

jf/wmr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.