25 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bloqueio contra Cuba deve acabar o mais rápido possível, diz eurodepu

Bloqueio contra Cuba deve acabar o mais rápido possível, diz eurodepu

Bruxelas, 28 mar (Prensa Latina) O eurodeputado belga Marc Botenga exigiu hoje o fim imediato do bloqueio econômico, comercial e financeiro aplicado pelos Estados Unidos contra Cuba, política que considerou uma violação dos direitos humanos.

Deve parar para que o povo cubano possa seguir seu destino e desenvolver o sistema que escolheu, afirmou o membro do Partido Trabalhista Belga e membro da esquerda no Parlamento Europeu em diálogo com a Prensa Latina nesta capital.

Botenga descreveu as consequências econômicas e sociais do cerco imposto à ilha por Washington por mais de seis décadas como absolutamente terríveis e lamentou que o presidente Joe Biden não tenha cumprido sua promessa eleitoral de reverter a política de seu antecessor na Casa Branca, Donald Trump, ou pelo menos escurecê-lo.

Trump ordenou mais de 240 medidas para apertar o bloqueio e seu alcance extraterritorial, a fim de sufocar a ilha e promover a mudança de regime.

No que diz respeito ao alcance da agressividade dos Estados Unidos além de suas fronteiras, o eurodeputado rejeitou o impacto que causa nas empresas do chamado velho continente, perseguidas e pressionadas a negociar com Cuba.

A União Europeia (UE) deve assumir uma posição mais forte face ao bloqueio, e daqui lutamos para que assim seja, sublinhou.

Segundo Botenga, no Parlamento Europeu são frequentes as iniciativas e ações para exigir o levantamento do cerco e pedir à UE que aja.

Temos um grupo de amizade e solidariedade com Cuba que exerce pressão nesse sentido e pedimos a funcionários como Josep Borrell, alto representante da UE para Relações Exteriores e Política de Segurança, disse.

Em mensagem pela Prensa Latina ao povo da ilha que resiste ao bloqueio norte-americano, ele expressou admiração e afirmou que outros países na mesma situação não teriam sobrevivido.

Da mesma forma, destacou as conquistas da nação antilhana em educação e saúde, apesar das consequências dessa política, e garantiu que continuará na batalha para que os cubanos exerçam seu direito ao desenvolvimento sem tanta hostilidade.

jf/wmr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES