26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Irã garante que os EUA devem decidir sobre o fim do pacto nuclear

Irán, canciller, EEUU, pacto, nuclear

Irã garante que os EUA devem decidir sobre o fim do pacto nuclear

Teerã, 27 mar (Prensa Latina) O chanceler iraniano, Hossein Amir Abdolahian, confirmou o andamento das negociações sobre o pacto nuclear e garantiu que os Estados Unidos devem decidir as questões ainda a serem definidas para selar o acordo, informou hoje a imprensa iraniana.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“A solução de algumas questões pendentes exige uma decisão dos Estados Unidos”, disse o ministro iraniano das Relações Exteriores, e ressaltou que o representante da União Europeia (UE), Enrique Mora, está perseguindo essas questões não resolvidas.

Questionado perante o canal de notícias local Irinn, Amir Abdolahian salientou que se Washington adotar uma abordagem realista, pode-se chegar a um acordo.

O Irão e os três signatários europeus do pacto nuclear (Reino Unido, França e Alemanha) chegaram a acordo sobre um texto que carece apenas de uma edição final, destacou o chanceler persa e sublinhou que a China e a Rússia apoiam o acordo.

Hoje, domingo, o coordenador da UE nestas conversações, Enrique Mora, desloca-se a esta capital no âmbito das últimas tentativas de resolver os obstáculos à obtenção de um acordo em Viena.

Mora conversará com o negociador-chefe iraniano Ali Baqeri Kani e outros altos funcionários persas sobre as questões restantes e depois partirá para Washington na segunda-feira para se reunir com autoridades estadunidenses sobre os resultados de sua reunião.

Em conversa por telefone com Sophie Wilmÿs, sua homóloga belga, ele destacou o avanço das negociações em Viena, na Áustria, visando eliminar as sanções anti-Rayan e reativar o acordo nuclear assinado em 2015, do qual os Estados Unidos unilateralmente retirado em maio de 2018.

Durante o telefonema, as partes discutiram questões de interesse mútuo e destacaram a necessidade de fortalecer as relações econômicas entre os dois países, ampliar o comércio e manter estreita cooperação em diversos campos.

Desde abril de 2021, o Irã e o Grupo 4+1 (Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha) realizaram oito rodadas de negociações em Viena com o objetivo de revitalizar o acordo nuclear, oficialmente chamado de Plano Abrangente de Ação Conjunta, ( PIAC).

Reviver o PIAC exige como condição sine qua non o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos ao país persa, ao retirar-se unilateralmente do pacto em 2018, reiteram as autoridades de Teerã.

rgh/ynr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.