24 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Diálogo não avança porque Ucrânia nunca tentou negociar, diz Rússia

Rusia, Ucrania, conficto, diálogo, vocera, cancillería

Diálogo não avança porque Ucrânia nunca tentou negociar, diz Rússia

Moscou, 27 de mar (Prensa Latina) A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zajárova, disse hoje que as negociações entre seu país e Kiev não estão avançando porque as autoridades ucranianas nunca tentaram negociar.

“Agora as atenções do mundo inteiro estão voltadas para a forma como as negociações são conduzidas. Não há avanços, eles estão burlando e atrasando o processo”, disse ele, segundo a agência de notícias TASS.

O representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia assegurou que as autoridades ucranianas aplicaram essas mesmas táticas durante sete anos e meio, referindo-se ao descumprimento dos acordos de Minsk para a solução política do conflito com a região de Donbass.

“Não foi o uso dessas táticas que nos trouxe à situação hoje? É essa tática que minou qualquer ideia de que a situação pode ser resolvida por meio de negociações”, disse ele.

Zakharova lembrou que as negociações após o início da operação militar russa, em 24 de fevereiro, começaram a pedido do lado ucraniano.

“Esta foi uma iniciativa deles, aparentemente um sinal de que eles queriam negociar. Na verdade, eles nunca o quiseram nestes anos. Sempre foram para eles manobras para desviar a atenção, desenvolver capacidades militares, mas ao mesmo tempo fingir que são, é claro, pela paz e pelo processo de negociação”, disse ele.

As consultas russo-ucranianas começaram em 28 de fevereiro na região bielorrussa de Gomel e continuaram nos dias 3 e 7 de março na reserva natural de Bialowieza, também naquele país.

Em 10 de março, os ministros das Relações Exteriores da Rússia e da Ucrânia, Sergei Lavrov e Dmitri Kuleba, respectivamente, reuniram-se na cidade turca de Antalya, na presença de seu homólogo daquela nação, Mevlut Cavusoglu. Há uma semana, a troca acontece diariamente por videoconferência.

Nesta sexta-feira, o assessor presidencial russo, Vladimir Medinski, destacou que as negociações entre seu país e Kiev continuam sem avanços em questões-chave, enquanto as posições estão mais próximas em questões menores.

Segundo o também chefe da equipe de Moscou nas negociações, o lado russo insiste na assinatura de um tratado abrangente que, além do status de neutralidade da Ucrânia e de suas garantias de segurança, estabelece uma série de cláusulas fundamentais para a nação eurasiana.

O funcionário russo indicou que essas prioridades são a desmilitarização e desnazificação da Ucrânia, a definição do status e o reconhecimento da Crimeia e das repúblicas populares de Donbass.

Ele alertou que além desses há outros pontos que, se não forem considerados e estudados, a concordância é improvável.

Na sua opinião, as autoridades ucranianas não decidem nada por conta própria e, portanto, prolongam deliberadamente as negociações para realizar consultas com “muitos centros de tomada de decisão”.

Medinski considerou que o estado atual das negociações “não desperta otimismo”, por isso não compartilha as declarações da delegação ucraniana sobre “grandes progressos”.

rgh/mml/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES