26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

7ª caravana de cubanos residentes no Panamá condena bloqueio dos EUA

Panamá, cubanaos, caravana, bloqueo, EEUU

7ª caravana de cubanos residentes no Panamá condena bloqueio dos EUA

Cidade do Panamá, 27 mar (Prensa Latina) A Associação Marciana de Cubanos Residentes no Panamá (Amcrp) lidera hoje a sétima caravana que rejeita o bloqueio norte-americano à ilha.

O presidente da Amcrp, Humberto Pérez, disse à Prensa Latina que o dia se soma às mobilizações anteriores dos meses de março, abril, maio, junho, julho e outubro do ano passado para exigir o fim da política hostil que desde mais de seis décadas, tentou contra as famílias das maiores das Antilhas.

Nesta ocasião, juntamente com os membros da Amcrp, participarão membros da Coordenadoria Nacional de Solidariedade a Cuba no istmo, segundo os ativistas nas redes sociais.

Em sua sétima versão, a caravana partirá da Universidade do Panamá para percorrer as artérias centrais desta capital, incluindo as avenidas que circundam a embaixada cubana e o parque Belisario Porras, onde os bustos do Herói Nacional José Martí permanecem como símbolo e o general Antonio Maceo, ícones das lutas libertárias.

Como ponto culminante do passeio, na Casa de Cultura Cuba-Panamá, La Vitrina, inaugurada em fevereiro passado, realizarão um comício para confirmar essas ações contra o cerco econômico, comercial e financeiro com o qual Washington tenta sufocar o país caribenho.

A Amcrp também aproveitará a ocasião para chamar a atenção para as práticas migratórias discriminatórias contra seus compatriotas dentro e fora de Cuba, que, na opinião de Pérez, têm um efeito maior devido às consequências do próprio bloqueio estadunidense.

Nas últimas semanas, um grupo de cubanos enfrentou dificuldades ao tentar viajar para países da região, a que se soma a exigência de obtenção de vistos para visitar ou transitar por alguns deles, como o Panamá.

Nesse sentido, a Amcrp reiterou que apoia todas as medidas destinadas a garantir uma emigração ordenada e segura dos compatriotas, com exceção daquelas que os afetam.

Também considerou que a cessação das sanções injustas que pesam sobre a família cubana, a regularização dos serviços consulares dos Estados Unidos em Havana e o cumprimento dos acordos que adotou com o governo da ilha em matéria migratória, serão as únicas garantias de uma migração ordenada e segura.

mem/ga/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES