3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pelo menos 50 mortos em ataques de homens armados naNigéria

Nigeria

Pelo menos 50 mortos em ataques de homens armados naNigéria

Lagos, 26 de mar (EFE).- Pelo menos 50 pessoas morreram em vários ataques de homens armados na noite de quinta-feira no estado de Kaduna, no noroeste da Nigéria, confirmaram hoje à Agência Efe líderes da sociedade civil.

“Posso confirmar que pelo menos 50 pessoas foram mortas por homens armados que atacaram nossas comunidades na noite de quinta-feira e desencadearam o terror por horas”, disse Lawal Samaila Yakawada, líder da sociedade civil e ex-governador da cidade de Giwa, no norte de Kaduna. e onde ocorreram os ataques.

De acordo com Yakawada, os bandidos – termo usado no país para denominar quadrilhas criminosas que realizam ataques mortais e sequestros – também sequestraram um número desconhecido de pessoas e “incendiaram muitas casas e roubaram gado”.

As aldeias invadidas, onde os corpos ainda estão sendo procurados, incluem Zango Tama, Kadanya ou Durumi, entre outras.

O porta-voz da Polícia de Kaduna, Muhammed Jalige, não respondeu imediatamente às ligações da Agência Efe para confirmar o ataque.

Os estados centrais e do noroeste da Nigéria estão enfrentando ataques implacáveis de bandidos e uma onda de sequestros em massa para resgates lucrativos.

A violência continua apesar das repetidas promessas do presidente nigeriano Muhammadu Buhari de acabar com o problema e o envio de mais forças de segurança na área.

Os últimos ataques no noroeste do país ocorreram há apenas uma semana, quando cerca de 70 pessoas foram mortas entre sábado e domingo em ataques de homens armados em várias cidades no sul de Kaduna e no estado vizinho de Zamfara.

Soma-se a essa insegurança no noroeste da Nigéria a registrada desde 2009 no nordeste pelo grupo jihadista Boko Haram e, desde 2016, devido à sua divisão, o Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP).

Ambos os grupos mataram mais de 35 mil pessoas e causaram cerca de 2,7 milhões de deslocamentos internos, principalmente na Nigéria, mas também em países vizinhos como Camarões, Chade e Níger, segundo dados do governo e da ONU.

bb/lbg/amg/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES