27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

França e Cuba confirmam vínculos entre seus governos e povos (+foto)

França e Cuba confirmam vínculos entre seus governos e povos (+foto)

Paris, 26 de mar (Prensa Latina) O primeiro vice-ministro das Relações Exteriores Gerardo Peñalver retornará hoje a Cuba depois de cumprir uma extensa agenda na França, onde discutiu os laços bilaterais e a cooperação com autoridades e confirmou a solidariedade com a ilha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre quarta e sexta-feira, desenvolveu dias intensos durante a sua visita de trabalho, que incluiu a realização de consultas políticas entre os ministérios das Relações Exteriores, que co-presidiu em conjunto com o secretário-geral do Ministério da Europa e Negócios Estrangeiros, François Delattre.

Durante o encontro, Paris e Havana revisaram seus laços econômicos e colaborativos, que abrangem uma ampla gama de setores, desde a cooperação econômico-comercial e para o desenvolvimento e investimento até o turismo, ciência, educação e cultura.

Foram consultas positivas, disse Peñalver à Prensa Latina, que especificou que as partes também discutiram a possibilidade de materializar a cooperação triangular para ajudar outros países no campo da saúde, bem como vínculos na esfera multilateral.

O vice-ministro comentou em primeiro lugar que, durante a troca de critérios com Delattre, reconheceu a posição da França de rejeitar o bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos impõem a Cuba e sua natureza extraterritorial, que afeta empresas, bancos e cidadãos franceses.

Essa posição de desacordo com o cerco de Washington foi ratificada, assim como o voto francês a favor da resolução que Cuba apresenta anualmente na Assembléia Geral da ONU sobre a necessidade de acabar com o bloqueio norte-americano, acrescentou.

Na véspera, Peñalver foi recebido por Christile Drulhe, conselheira da Célula Diplomática do Primeiro-Ministro francês, numa reunião em que se expuseram as perspectivas de colaboração bilateral.

No início da semana, ele conversou nesta capital com Walid Fouque, assessor diplomático do presidente Emmanuel Macron para a América Latina e o Caribe.

Durante a sua estadia em solo gaulês, o visitante e a delegação que o acompanhou apreciaram os sinais de solidariedade com a ilha, expressos por associações, sindicatos e forças políticas.

Na noite de quarta-feira, mais de 70 representantes desses setores da sociedade ratificaram em uma emocionante reunião na sede da embaixada cubana sua condenação ao bloqueio e compartilharam experiências e projetos para apoiar a maior das Antilhas em sua luta.

Se o povo cubano e sua Revolução superaram tantos obstáculos nestes mais de 60 anos e alcançaram sucesso na educação, saúde e outras áreas, isso se deve em grande parte ao apoio amigável que fortalece nossa resistência, destacou.

O Primeiro Vice-Ministro também manteve agradáveis contatos com residentes cubanos e com o grupo da missão da ilha na França, chefiada pelo embaixador Otto Vaillant.

Também se reuniu com o presidente da Comissão de Relações Exteriores, Defesa e Forças Armadas do Senado, Christian Cambon, e com o Grupo de Amizade França-Cuba da Assembleia Nacional, presidido pelo deputado François-Michel Lambert.

No âmbito multilateral, Peñalver visitou a UNESCO, onde foi recebido pelo vice-diretor geral, Xing Qu, em um encontro que ratificou os excelentes laços de Cuba com a entidade da ONU especializada em educação, ciência e cultura.

mem/wmr/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.