27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Apelo à unidade contra governo Bolsonaro no Brasil

Apelo à unidade contra governo Bolsonaro no Brasil

Brasília, 26 mar (Prensa Latina) O apelo do Partido dos Trabalhadores (PT) ao diálogo e à união das forças de oposição contra o governo de Jair Bolsonaro dominou a semana de notícias que termina hoje no Brasil.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em extenso comunicado, o PT descreveu Lula como a esperança do povo brasileiro e insistiu que a ampliação do espectro ao seu redor e uma frente democrática serão “resultado da luta social travada nas ruas nos últimos anos”.

A candidatura de Lula às eleições de outubro deve trazer, na lista de presidente e vice-presidente, “a expansão e a unidade que se espera das forças opositoras ao governo neste período da história, respeitando os compromissos programáticos antineoliberais”, disse o partido.

No texto, ele fez um balanço do período de dois anos da pandemia de Covid-19 e pouco mais de três do governo Bolsonaro.

Ele também citou a resistência de governos e parlamentos progressistas, movimentos sociais e denúncia internacional.

“Aqueles que não estavam conosco antes são mais que bem-vindos”, disse a organização política, no “movimento para devolver a cadeira do presidente ao povo brasileiro”.

Segmentos majoritários do PT apontam para a necessidade de expandir as alianças para além da esquerda. Assim, defendem a eleição do ex-governador Geraldo Alckmin como vice-presidente de Lula.

Alckmin assinou nesta quarta-feira sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro e destacou que Lula “interpreta o sentimento de esperança do povo”.

O resumo enfatizou a necessidade de construir “uma democracia inclusiva”.

Ele citou as convergências do PT com os Partidos Comunistas do Brasil e Verde, que trabalham na construção de uma federação.

Derrotar o bolsonarismo, reivindicavam os petistas, exige a união da sociedade para enfrentar o ódio e as políticas de destruição e retirada do ex-capitão do Exército.

“Não subestimamos as forças do neofascismo”, reconheceu o PT na mensagem.

Ele ressaltou que a tarefa, sobretudo, de derrotar Bolsonaro e a extrema direita nas eleições, permitirá a reconstrução do país, com base em “um governo antineoliberal, popular e democrático”.

Candidato seguro do PT na disputa eleitoral, Lula, que recuperou seus direitos políticos, aparece como favorito em todas as pesquisas de opinião que vão para a votação em que Bolsonaro tentará ser reeleito e o ex-juiz Sérgio Moro assumirá o poder pela primeira vez.

msm/ocs/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.