10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Marcha camponesa paraguaia coincidirá com protestos de motoristas

Paraguay, campesinos, marcha, protesta, choferes

Marcha camponesa paraguaia coincidirá com protestos de motoristas

Assunção, 24 de mar (Prensa Latina) Organizações camponesas paraguaias integrarão cerca de 5.000 participantes em uma marcha que o setor realizará hoje, em defesa de seus direitos e em apoio aos protestos dos transportadores.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A mobilização, que coincidirá com a intensificação dos bloqueios nas estradas por motoristas contrários ao aumento dos preços dos combustíveis, reivindicará o acesso à terra e outras demandas frustradas pelo governo.

Os manifestantes, liderados pela Coordenadoria Nacional Intersetorial (CNI) e pela Federação Nacional dos Camponeses, pedirão a criação de um seguro agrícola para fazer frente às suas perdas como pequenos produtores.

Eles também vão contestar medidas como a Lei Zabala, que defende o que eles consideram uma distribuição injusta de terras, informaram delegados de agricultores reunidos na Plaza Uruguaya da capital.

“O que pedimos é dado em um contexto de miséria gerado pelo descaso do governo”, que os manifestantes vão denunciar perante as instituições legislativas e estatais, segundo o líder da CNI, Jorge Galeano.

A mobilização vai revelar as deficiências do que descrevem como um Estado falido, face à crise provocada pela pandemia de Covid-19, a seca e a subida dos preços dos combustíveis.

Outra ação é a apresentação ao Congresso de um projeto legislativo para atenção integral às demandas do setor em situações que afetam a economia e a família, acrescentou a liderança camponesa.

A marcha exigirá especialmente a contenção do problema da fome que afeta, especificou Galeano, 10% da população, principalmente pequenos produtores.

Segundo o delegado setorial, os manifestantes vão entregar outras petições a legisladores e autoridades dos Ministérios da Agricultura e Pecuária e Finanças, e à Secretaria Nacional de Emergência.

Por sua vez, os protestos dos transportadores contra os altos preços dos combustíveis comemoram nesta quinta-feira 11 dias de bloqueios e fechamentos totais ou parciais na maioria das ruas, avenidas e rodovias do país.

Dirigentes dos dois setores anunciaram que estão coordenando esforços para alternar e complementar suas ações, principalmente com a chegada prevista à cidade de cerca de mil motoristas para exercer mais pressão sobre o executivo.

jf/apb / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.