17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba e França discutirão laços políticos e cooperação

Cuba, Francia, relaciones, cooperación

Cuba e França discutirão laços políticos e cooperação

Paris, 24 Mar(Prensa Latina) Os governos de Cuba e da França sediarão hoje aqui uma sessão de consultas políticas entre as chancelarias para tratar do andamento de seus vínculos em diversas áreas, inclusive econômicas e de cooperação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O primeiro vice-ministro das Relações Exteriores, Gerardo Peñalver, que chegou ontem a esta capital em visita de trabalho, conduzirá a delegação cubana ao encontro no Quai dâ€ÖOrsay, sede da chancelaria francesa.

Lá, a festa anfitriã será presidida pelo secretário-geral do Ministério da Europa e Negócios Estrangeiros, François Delattre.

Fontes diplomáticas anunciaram que, além da troca de critérios e do equilíbrio no diálogo bilateral e nos laços econômicos, Paris e Havana discutirão temas relevantes da agenda multilateral e regional.

Na véspera, Peñalver foi recebido por Walid Fouque, assessor diplomático do presidente Emmanuel Macron, no qual destacou a vontade dos dois países de manter seus laços.

Do lado cubano, o embaixador Otto Vaillant e o vice-diretor para Europa e Canadá do Itamaraty, Nelson Tamayo, também participarão da consulta, enquanto do lado francês a presença do diretor das Américas e Caribe do Ministério para a Europa e os Negócios Estrangeiros, Michel Ramis, entre outros.

Em meados de dezembro, os dois governos estreitaram suas relações com a assinatura de seis instrumentos de cooperação, ao final da VI Comissão Econômica e Comercial bilateral, que tratou de aspectos em setores como agricultura, recursos hídricos e saúde.

A França é um dos 10 principais parceiros comerciais de Cuba e era uma das principais fontes de turistas para aquele destino antes da pandemia do Covid-19.

Esses laços têm potencial de crescimento, apesar do impacto extraterritorial do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos à ilha caribenha e sua intensificação.

jf/wmr/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.