26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Associação francesa viaja a Cuba para reforçar cooperação

Cuba, Francia, asociación, Cubacoop, cooperación

Associação francesa viaja a Cuba para reforçar cooperação

Paris, 24 Mar(Prensa Latina) Uma grande delegação da associação Cuba Cooperação França (CubaCoop) viajará hoje à ilha para promover projetos colaborativos em setores como segurança alimentar, recursos hídricos, cultura e esportes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em diálogo com a Prensa Latina poucas horas antes de voar para a nação antilhana, o presidente da CubaCoop, Víctor Fernández, compartilhou as expectativas da visita programada até 7 de abril, que representará um novo capítulo na já extensa história de trabalho sobre o chão cubano da organização criada em 1995.

A viagem faz parte da visão da organização de abordar dois eixos, a solidariedade política diante do bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos impõem ao país caribenho há mais de 60 anos e o apoio econômico com iniciativas específicas que ajudam a promover desenvolvimento, explicou.

Segundo Fernández, um dos objetivos será explorar a possibilidade de empresas francesas venderem alimentos para a ilha, incluindo produtos de carne.

Também propomos nesta missão revisar o andamento dos projetos de cooperação com o Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos de Cuba (INRH) e o Serviço Interdepartamental de Saneamento da Aglomeração de Paris (Siaap).

Queremos assinalar com o INRH o trabalho realizado este ano na área das águas e saneamento e estudar as bases para um novo acordo-quadro de colaboração para o período 2023-2027, elaborou na viagem.

Isso incluirá na delegação o presidente fundador da CubaCoop, Roger Grevoul, vice-presidentes e outros membros da associação.

A agenda da ilha também inclui o objetivo de aproximar os 15 municípios de Havana de uma determinada cidade francesa, a fim de desenvolver ações em benefício mútuo.

Outra questão importante que abordaremos é a cooperação com a Casa

Victor Hugo na capital cubana e a discussão sobre os preparativos para a grande homenagem que realizaremos na UNESCO, em 30 de maio, ao falecido historiador de Havana, Eusébio Leal, declarou. Por último, mas não menos importante, será a reunião com o Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação (Inder) para delinear o projeto de receber os atletas cubanos na França para sua preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Nesse sentido, Fernández lembrou que 24 municípios franceses concordaram em receber atletas da ilha com os olhos postos no evento sob as cinco argolas, embora em muitos desses locais a vontade de colaborar vá além.

Com o Inder veremos as disciplinas que estariam envolvidas no projeto e os seus interesses de preparação, para que depois do nosso regresso a França voltemos a sentar com as autarquias e a definir quais os desportos que acolhem, explicou.

jf/wmr/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.