27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sistema de atendimento em Cuba para menores que cometem crimes

Sistema de atendimento em Cuba para menores que cometem crimes

Havana, 22 de mar (Prensa Latina) Cidadãos cubanos menores de 16 anos não são processados criminalmente e para aqueles que cometem crimes o país tem um sistema de atendimento, destacou hoje uma fonte oficial.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assim afirmou o Coronel Idays Borges, chefe do Departamento de Atenção a Menores do Ministério do Interior, que destacou que este sistema é regido pelos princípios mais humanistas da Revolução Cubana.

Em entrevista ao jornal Granma, o funcionário negou campanhas a respeito do tratamento recebido por menores envolvidos nos acontecimentos de 11 e 12 de julho de 2021, quando ocorreram tumultos em diversas localidades do país.

Disse que o Sistema de Atenção à Criança menor de 16 anos faz parte das políticas estaduais de atenção e proteção integral a crianças, adolescentes e jovens desde o triunfo da Revolução, ratificado na nova Constituição da República de abril de 2019 .

Ressaltou que o modelo cubano é descriminalizado, com enfoque preventivo, educacional e de reintegração social e escolar.

O sistema tem uma forte inter-relação multissectorial, em que participam os Organismos da Administração Central do Estado e os factores sociais e comunitários, que actuam na prevenção social, salientou.

Assegura o cumprimento dos instrumentos internacionais dos quais Cuba é signatária, no marco de compromissos para a proteção de crianças e adolescentes, como a Convenção sobre os Direitos da Criança e seus protocolos facultativos, acrescentou.

“Também se baseia em princípios e valores da sociedade socialista cubana, como o humanismo, a justiça social, a dignidade, a igualdade, a equidade e o respeito pela proteção do melhor interesse da criança”, enfatizou.

Borges explicou que o sistema é regido pelos Ministérios da Educação (Mined) e do Minint, e conta com estruturas como Centros de Diagnóstico e Orientação e Conselhos de Atenção ao Menor e Escolas de Comportamento, entre outras.

“Trabalha nestas estruturas pessoal especializado, composto por psicólogos, advogados, pedagogos e pessoal com formação especializada para compensação e tratamento de perturbações comportamentais agravadas e trabalham com estas famílias”, disse.

Explicou que o Minint rege os Conselhos de Atenção ao Menor, que prevê medidas para os envolvidos em crimes e famílias, num processo em que também estão envolvidas outras instituições, como os Ministérios do Trabalho e da Segurança Social e da Saúde Pública.

“Quando a cessação das medidas é decretada pelo Conselho de Atenção, a cada menor atendido é garantida a continuidade do estudo ou do trabalho, de acordo com a idade e o nível alcançado”, concluiu.

mem/ol/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.