26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula regressa à cidade brasileira onde foi encarcerado

Lula regressa à cidade brasileira onde foi encarcerado

Brasília, 18 mar (Prensa Latina) O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva regressa hoje pela primeira vez a Curitiba, capital do estado do Paraná, onde foi libertado em Novembro de 2019 após ter cumprido 580 dias em prisão política.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com o blog do advogado e jornalista Esmael Morais, o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) desembarcará nessa cidade para formalizar a adesão do antigo senador Roberto Requião, que se candidatará por este partido político ao governo do Paraná nas eleições de outubro.

Oitocentos e sessenta e um dias atrás, Lula foi libertado da prisão na esquadra de polícia de Curitiba após o Supremo Tribunal Federal ter aprovado o direito de recurso dos prisioneiros condenados em segunda instância até que todos os recursos legais tenham sido esgotados.

O líder PT foi condenado a oito anos e dez meses por suposta corrupção e lavagem de dinheiro na operação judicial desmantelada Lava Jato.

Foi condenado na primeira instância pelo antigo juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro e na segunda instância pelo Tribunal Federal Regional da Quarta Região (um tribunal de recurso).

A 2 de Março, o Juiz do STF Ricardo Lewandowski anulou a última ação penal contra Lula no caso de alegado tráfico de influência na compra de caças Gripen suecos para a Força Aérea.

O pedido de suspensão foi feito pela defesa, que criticou as ações da Lava Jato e advertiu que havia um plano para usar o direito de atacar o antigo líder sindical e a sua equipe jurídica.

Depois de recuperar os seus direitos políticos em março de 2021, Lula lidera todas as pesquisas de opinião, com mais de 42% das pessoas a favor, no período que antecede as eleições de outubro, nas quais Jair Bolsonaro espera ser reeleito e Moro chegar ao poder.

Além disso, o blog indica que o petista irá visitar Londrina, a segunda maior cidade do Paraná, neste fim de semana.

Ele e Requião irão a um povoado para prestar homenagem aos camponeses do Movimento dos Sem Terra, que durante a pandemia de Covid-19 distribuíram mais de 800 toneladas de alimentos ao povo do Paraná.

Recentemente, Lula disse que Requião é um dos poucos políticos que tem uma licença para criticá-lo.

A decisão do antigo senador de se juntar ao PT veio depois de ouvir oito partidos que se comprometeram a apoiá-lo no seu regresso ao governo do Paraná.

jha/ocs/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.