29 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Entram em vigor novas sanções japonesas contra a Rússia

Entram em vigor novas sanções japonesas contra a Rússia

Tóquio, 18 mar (Prensa Latina) O governo japonês anunciou hoje a adoção de novas sanções econômicas contra a Rússia por causa da operação militar especial de Moscou na Ucrânia.

As medidas adicionais incluem o congelamento dos bens de 15 funcionários do Ministério da Defesa russo, incluindo o chefe do serviço de inteligência e os vice-ministros da defesa, bem como nove organizações relacionadas com o setor militar, como a Rosoboronexport.

Os nomes vetados pelas autoridades japonesas chegam agora a 95, juntamente com o presidente russo Vladimir Putin e seu homólogo bielorrusso Alexander Lukashenko. A sexta-feira também marca o início das proibições de exportação de quase 300 produtos e tecnologias que Tóquio acredita que poderiam melhorar a capacidade militar do país eurasiático.

O embargo se aplica a semicondutores, equipamentos de comunicação, sensores, software de projeto para máquinas de fabricação de chips, motores diesel de alta potência usados em veículos pesados e equipamentos de refino de petróleo, disse o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

Desde o início da operação militar especial da Rússia no leste da Ucrânia, Tóquio tem coordenado restrições com os Estados Unidos, o Grupo dos Sete, a União Europeia e os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Em linha com sua política coercitiva, o Japão retirou à Rússia seu status de “nação favorecida” (que concede melhores condições comerciais) e suspendeu temporariamente projetos de cooperação econômica, incluindo um plano conjunto sobre a disputa territorial sobre as Ilhas Kuril, de origem russa.

Em 24 de fevereiro, o exército russo invadiu a região de Donbas para proteger as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk dos abusos e genocídios do governo ucraniano.

De acordo com o Kremlin, outro objetivo da ofensiva é desmilitarizar a nação vizinha para garantir sua segurança nacional diante da ameaça colocada pela política belicista da OTAN e pelo expansionismo planejado para o leste.

oda/lcp/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES