23 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Convocam Cuba para opinar sobre novos projetos legislativos

Cuba-codigo-penal

Convocam Cuba para opinar sobre novos projetos legislativos

Havana, 17 de mar(Prensa Latina) Os cubanos podem consultar e comentar os projetos de lei do Código Penal e da Execução Penal, publicados recentemente no site da Assembleia Nacional do Poder Popular, informou hoje o jornal Granma.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O jornal destaca que os cidadãos, além de ler esses documentos, podem expressar suas considerações através dos endereços de e-mail codigopenal@anpp.gob.cu, para o primeiro, e ejecucionpenal@anpp.gob.cu, para o segundo projeto.

Pretende-se assim promover ainda mais a participação dos cidadãos no processo legislativo do país e contribuir para a elevação da sua cultura jurídica.

Ambas as propostas regulamentares foram apresentadas recentemente pelo Presidente do Parlamento, Esteban Lazo, como iniciativa legislativa do Conselho do Supremo Tribunal Popular (TSP).

A relativa à Lei do Código Penal responde à necessidade de uma legislação atualizada que inclua crimes anteriormente não regulamentados, como os relacionados ao meio ambiente e à segurança cibernética.

Também assegura a ampliação dos direitos e garantias dos indivíduos, segundo os princípios constitucionais, e contempla a descriminalização de determinadas figuras, bem como a incorporação de sanções que não impliquem internação.

O projeto de Lei de Execução Penal, por sua vez, resolveria a dispersão legislativa nessa matéria e incentiva a aplicação de métodos conciliatórios, em prol de uma maior harmonia na solução de conflitos, indica o Granma.

Rubén Remigio Ferro, presidente do TSP, ao apresentar estes textos legislativos perante o parlamento, assegurou que ambos “são normas para defender o povo, não só para punir comportamentos criminosos, mas também têm uma elevada vocação educativa e preventiva”.

As autoridades cubanas insistem em ampliar a democracia por meio da participação popular na gestão do governo, como ocorre atualmente com a consulta cidadã sobre o Código da Família

Este é considerado um projeto legislativo de primeira importância, para cuja redação final as propostas dos eleitores serão levadas em consideração em milhares de reuniões, e será levada a referendo para sua aprovação final.

mgt/rc/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.