24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alertam crise de provimento de petróleo devido sanções contra Rússia

Petroleo-2

Alertam crise de provimento de petróleo devido sanções contra Rússia

Paris, 17 mar (Prensa Latina) A Agência Internacional de Energia (AIE) alertou para uma possível crise sem precedentes no fornecimento de petróleo, como resultado de uma notável redução derivada das sanções que agora estão sendo aplicadas à Rússia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A organização estima que três dos oito milhões de barris por dia exportados pela Rússia desaparecerão do mercado, como resultado de muitos países deixarem para trás o petróleo bruto que a Rússia fornece em resposta à sua operação militar na Ucrânia. Devido à incerteza de uma situação em constante mudança, a AIE advertiu sobre a maior crise de abastecimento de combustível das últimas décadas, e em seu último relatório mensal reduziu suas previsões de demanda global para este ano.

A projeção reduz o consumo estimado em 1,3 milhões de barris por dia entre o segundo e quarto trimestres de 2022, o que significa 950.000 barris por dia a menos em média para o ano inteiro.

De acordo com os cálculos da agência, a demanda mundial permanecerá em 99,7 milhões de barris por dia, 2,1 milhões a mais do que em 2021.

Entretanto, alertou para o perigo real de uma escassez de petróleo, uma vez que, segundo o documento, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) não está disposta a compensar o petróleo russo, de modo que o déficit poderia chegar a 700.000 barris por dia.

A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos são os países que poderiam ajudar a repor este déficit, mas como a AIE considerou no momento, eles não têm intenção de aumentar sua produção.

Em sua reunião de 2 de março, a OPEP decidiu por um modesto aumento de bombeamento de 400.000 barris de petróleo bruto por dia em abril.

Diante de tais projeções, os membros da AIE anunciaram no início deste mês, numa tentativa de aliviar as tensões nos mercados devido aos altos preços do petróleo bruto, que chegaram a cerca de 130 dólares, para retirar 62,7 milhões de barris de suas reservas estratégicas por um mês.

jf/crc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.