3 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Manuel Herrera recebe o Prêmio Nacional de Cinema em Cuba

Manuel Herrera recebe o Prêmio Nacional de Cinema em Cuba

Havana, 16 mar (Prensa Latina) O cineasta Manuel Herrera entrou hoje na seleta lista dos Prêmios Nacionais de Cinema de Cuba, depois de uma prolífica carreira dedicada ao desenvolvimento da sétima arte como diretor e divulgador da filmografia da ilha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Herrera, vencedor do reconhecimento entre 21 candidatos, tem um currículo notável, onde se destacam seu trabalho como fundador do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic) e seu repertório de mais de 30 audiovisuais.

Sua autoria inclui títulos como Cría porcina; Papel, vidro e tesoura; Giron; Não há sábado sem sol; Capablanca; Safiras, loucura azul; Dança Cha Cha chá; entre outras produções, intimamente ligadas aos eventos sociais do país caribenho.

A decisão foi tomada pelos especialistas, anteriormente galardoados com esta distinção, Miriam Talavera, Raúl Rodríguez e Jerónimo Labrada, bem como pela subdiretora da Cinemateca, Lola Labrada, pelo produtor Frank Cabrera, pelo realizador Pol Chaviano e pelo presidente da fundação Ludwig de Cuba, Helmo Hernandez.

Segundo a editora Talavera, presidente do júri, esta decisão enriquece a carreira de Herrera, que muito deu pelo desenvolvimento da sétima arte, com peças memoráveis ​​para a cinematografia cubana, ao mesmo tempo que foi um desafio para a qualidade que distingue esta manifestação no maior das Antilhas.

Por seu lado, o também merecedor da Distinção de Cultura Nacional, manifestou a sua satisfação por este prémio que o enche de orgulho, ao mesmo tempo que recorda o seu início no cinema com apenas 17 anos.

Isto e o reconhecimento como Ilustre Filho de Santa Clara constituem os maiores louros da minha vida e, embora tenha altas doses de tristeza para quem o mereceu mas a vida não lhes deu a oportunidade de o receber, sinto-me honrado e feliz, Herrera disse exclusivamente à Latin Press.

A entrega oficial do prêmio acontecerá no dia 24 de março, data marcada pelo aniversário do Icaic, entidade que premia o Prêmio Nacional de Cinema desde 2003 em conjunto com o Ministério da Cultura da maior das Antilhas, em homenagem a a trajetória e o conjunto da obra de um criador cinematográfico vivo.

Diretores, atores, atrizes, roteiristas, músicos, fotógrafos, produtores, entre outros profissionais foram distinguidos por suas contribuições ao desenvolvimento da sétima arte na nação caribenha, incluindo nomes como Alfredo Guevara, Julio García Espinoza, Humberto Solás, Enrique Pineda Barnet, Daisy Granados e Eslinda Núñez.

ode/lbl/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.