15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Luz verde para subsídio temporário de diesel e gasolina na Guatemala

Luz verde para subsídio temporário de diesel e gasolina na Guatemala

Guatemala, 16 mar (Prensa Latina) Um subsídio para diesel e gasolina comum por dois meses foi estabelecido hoje pelo Decreto 20-2022, aprovado pelo Congresso da Guatemala para aliviar a crise dos combustíveis.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A iniciativa, apresentada pelo Governo, tornou-se uma urgência nacional com o voto de 131 deputados, 10 contra e 19 ausentes, durante o 25 º período da sessão ordinária, na véspera.

De acordo com o artigo dois do regulamento, será concedido um subsídio de cinco quetzales por galão de diesel (0,65 centavos de dólar) e 2,50 quetzales por galão de gasolina comum (0,33 centavos de dólar).

Apenas podem optar pelo apoio os importadores destes combustíveis que constarem registrados na Direção Geral de Hidrocarbonetos do Ministério de Energia e Minas, antes da data de entrada em vigor da lei.

A fim de cumprir as disposições, o Orçamento Geral das Receitas do Estado terá que ser ampliado, surgiu durante a discussão da proposta oficial e de outras bancadas, que apresentaram emendas para aumentar o subsídio por galão de gasolina comum para três quetzales e para incluir a super gasolina, mas sem sucesso.

Assim que soube da notícia, o presidente Alejandro Giammattei aproveitou para parabenizar o Congresso em suas redes sociais por apoiar “um benefício direto ao bolso dos guatemaltecos”.

Por sua vez, o ministro de Energia e Minas, Alberto Pimentel, disse ontem em reunião com a Diretoria Legislativa, que 98% dos veículos com placas comerciais fazem parte da cadeia de transporte de produtos básicos e utilizam diesel para sua operação. daí a proposta do Executivo.

Esta medida, assegurou, enquadra-se num conjunto de iniciativas adoptadas pelo Governo para fazer face à crise económica provocada pelo aumento dos preços dos combustíveis na sequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

De acordo com a agenda planejada, os deputados também deram luz verde em seu terceiro debate para uma ampliação milionária do Ministério das Comunicações, Infraestrutura e Habitação, decisão bastante questionada pela oposição.

rgh/mmc / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.