27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Díaz-Canel destaca mérito de data histórica para a liberdade de Cuba

Cuba, Díaz Canel, protesta, Baraguá, significación, histórica

Díaz-Canel destaca mérito de data histórica para a liberdade de Cuba

Havana, 15 de mar (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, destacou hoje o significado histórico para a independência do país dos eventos conhecidos aqui como o Protesto de Baraguá, ocorrido há 144 anos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por meio de sua conta no Twitter, o presidente compartilhou uma frase do líder histórico da Revolução, Fidel Castro, que destaca a importância desse evento liderado pelo major-general Antonio Maceo, do Exército de Libertação.

“O que restou da nossa história, e pela qual um dia nos tornamos uma nação independente, apesar dos primeiros exércitos espanhóis e depois dos exércitos ianques, não foi por Zanjón, foi por Baraguá! Foi assim que #Fidel sintetizou o significado deste dia. “, escreveu Díaz-Canel.

Após 10 anos de guerra de independência (1868-1878), o Pacto de Zanjón promovido pela metrópole espanhola buscava a cessação das hostilidades e uma paz sem verdadeira autonomia, justamente quando os mambises retomavam a luta pela liberdade no leste e centro da ilha.

Segundo documentos históricos, em 15 de março de 1878, em uma cidade próxima à província oriental de Santiago de Cuba, conhecida como Mangos de Baraguá, Maceo e outras autoridades cubanas se recusaram a aceitar o acordo.

Para o historiador Ernesto Limia, esse evento foi uma demonstração de intransigência revolucionária que resgatou o espírito de independência de não se ajoelhar.

Os cubanos continuaram a luta, mas não foi até a Guerra Necessária (1895-1898), organizada por José Martí, que a vitória sobre a Espanha parecia iminente.

No entanto, esse conflito terminou com a intervenção dos Estados Unidos e a criação de uma República que respondia aos interesses do vizinho do norte.

A ilha foi definitivamente libertada da dominação estrangeira, com o triunfo da Revolução em 1º de janeiro de 1959 e a fuga do ditador Fulgêncio Batista do país.

mem/idm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.