26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A curiosa constante de Pi (3,14)

PI

A curiosa constante de Pi (3,14)

Havana, 14 mar (Prensa Latina) Países, universidades, escolas e instituições científicas comemoram hoje o Dia de Pi (3,14), a curiosa constante mundialmente conhecida ao longo da história que ainda gera problemas fascinantes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Não é um número, representa algo mais interessante, advertiu alguns especialistas, enquanto outros concordaram em apontar primeiro para a décima sexta letra do alfabeto grego.

Significa a relação entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro, sempre a mesma, não importa quão grande ou pequena ela seja, acrescentou a literatura.

A geometria estabelecida pelo matemático grego Euclides de Alexandria (325-265 a.C.) certificou que uma única linha reta passa por dois pontos e o valor constante de Pi é tão especial a ponto de ser irracional.

Seus valores podem ser usados como um gerador de números aleatórios e torna-se possível procurar entre eles por qualquer sequência de dígitos, apontaram especialistas.

Entretanto, acima de todas as propriedades do Pi, o mais importante é que ele se tornou uma fonte de inspiração e o foco do trabalho de muitas pessoas.

O físico, engenheiro, astrônomo e matemático grego Arquimedes de Siracusa (287-212 a.C.) inventou um método para reduzir o valor desta curiosa constante.

Mais recentemente, um dos precursores da computação moderna, o britânico Alan Turing, em 1936 descreveu Pi como calculável, quando existe um algoritmo que permite que seu valor seja aproximado a um número predeterminado de casas decimais.

O professor americano de física Rhett Alain considerou isso surpreendente, pois “aparece naturalmente onde menos esperamos”.

Ele deu o exemplo da estimativa do Sistema de Posicionamento Global ou o movimento do pêndulo de um relógio de parede.

Por iniciativa do colega físico Larry Shaw de São Francisco, Califórnia, a Câmara dos Deputados dos EUA declarou oficialmente o dia 14 de março como Dia Nacional Pi em 2009, e isto se tornou generalizado.

Professores de várias escolas organizaram festas e reuniões para discutir e comentar a importância de Pi em suas vidas, trocar anedotas ou teorizar o que o planeta seria sem o conhecimento da constante.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, graças a uma proposta feita, decidiu em 2019 celebrar o Dia Internacional da Matemática nesta data a cada ano.

Foi dada a oportunidade de desenvolver programas e atividades que melhoram o ensino e o papel da matemática.

A estudante canadense Yulija Nesterova propôs como tema para 2022 a Matemática que une, por ser uma linguagem comum e ajuda a criar vínculos independentemente da geografia, gênero ou religião.

jf/znc/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.