23 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Primeiro-ministro etíope é reeleito presidente do partido no poder

Primeiro-ministro etíope é reeleito presidente do partido no poder

Adis Abeba, 13 de mar (Prensa Latina) O primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed foi reeleito presidente do governista Partido da Prosperidade (PP) durante o primeiro congresso da organização, que se encerra hoje após três dias de sessões.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ahmed, no cargo há pouco mais de dois anos do PP, recebeu o voto de 1.480 delegados, 92,5% dos 1.600 participantes do conclave, representantes de mais de 11 milhões de membros.

Demeke Mekonnen (970 votos), reeleito em outubro passado pela Câmara dos Representantes do Povo (Parlamento) como vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, e Adam Farah (1.370 votos), que era chefe do Gabinete do Partido, foram eleitos vice-presidentes.

Farah também presidiu a Câmara da Federação (Parlamento) após a renúncia em junho de 2020 de Keria Ibrahim, membro político do conselho executivo da Frente de Libertação Popular Tigray, organização engajada em guerra contra o governo desde o fim daquele mesmo ano .

Os votos não surpreendem porque, entre outros motivos, Ahmed, Mekonnen e Farah são os líderes mais notáveis ​​do ainda jovem partido, e é tradição aqui que os líderes da organização governista também ocupem os principais cargos federais no país.

Após as eleições, Ahmed agradeceu a confiança na sua capacidade de liderar o PP e pediu “apoio em conhecimento, trabalho e outras formas”, com o objectivo de garantir a paz e promover o crescimento económico de que a Etiópia necessita urgentemente.

“Peço que me apoiem o máximo que puderem para que possamos cumprir a oportunidade histórica que nos foi dada para sustentar esta grande nação” e ressaltou que “nada pode ser mudado sem muito esforço e trabalho. ”

Fundado em dezembro de 2019, o Partido da Prosperidade surgiu da fusão de vários partidos étnicos que eram membros da antiga coalizão governante Frente Democrática Revolucionária Popular da Etiópia, e sob o lema “Ressurgindo dos desafios” abriu seu primeiro congresso na sexta-feira passada.

jcm/raj/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.