2 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Assange se casará na prisão britânica de Belmarsh em 23 de março

Stella-Moris

Assange se casará na prisão britânica de Belmarsh em 23 de março

Londres, 13 de mar (Prensa Latina) O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, se casará em 23 de março na prisão de Londres onde está confinado enquanto a justiça britânica decide sobre sua extradição para os Estados Unidos, anunciou hoje sua parceira Stella Moris.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O parceiro sentimental da jornalista australiana informou através do Twitter que as autoridades da prisão de segurança máxima de Belmarsh, a sudoeste de Londres, agendaram o casamento para as 13h00 locais (mesmo GMT) desse dia.

O jornal britânico Daily Mail detalhou, por sua vez, que a cerimônia será oficiada por um capelão católico na presença dos dois filhos procriados pelo casal durante o tempo em que o fundador do WikiLeaks estava asilado na embaixada equatoriana em Londres, e os guardas prisionais.

Assange usará um kilt desenhado para a ocasião pela costureira e ativista britânica Vivienne Westwood, “em homenagem às suas raízes escocesas”, acrescentou o jornal.

O jornalista australiano está preso em Belmarsh desde que o governo do Equador retirou a proteção diplomática concedida a ele sete anos antes e permitiu que a polícia britânica entrasse em sua embaixada em Londres para prendê-lo em 11 de abril de 2019.

Embora ele não seja acusado de nenhuma acusação depois de cumprir uma pena de prisão de 50 semanas por violar a fiança em 2012, a justiça britânica decidiu mantê-lo preso até que o caso de extradição apresentado pela promotoria dos EUA seja concluído.

Os Estados Unidos perseguem o ciberativista por denunciar no WikiLeaks crimes de guerra cometidos pelos militares norte-americanos no Iraque e no Afeganistão e publicar milhares de telegramas diplomáticos daquele país.

Se extraditado, o jornalista pode ser condenado a 175 anos de prisão, com base nas 17 acusações de espionagem que lhe são imputadas.

Em dezembro passado, o Tribunal Superior de Londres aceitou um recurso interposto por promotores americanos contra a recusa de um juiz de primeira instância em extraditar Assange por medo de que ele cometesse suicídio na prisão.

O caso foi para a Suprema Corte britânica, que ainda não decidiu se aceitará ou não o recurso.

jha/nm/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.